Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Sondas podem ter destruído sinais de vida em Marte

Por em 31 de maio de 2009
Ilustração mostra sonda Phoenix, que pode ter destruído evidências de vida em Marte

Ilustração mostra sonda Phoenix, que pode ter destruído evidências de vida em Marte - Reuters/Nasa

Um ano depois do pouso da sonda Phoenix em Marte, pesquisadores dizem que máquinas que desembarcaram no planeta vermelho procurando sinais de vida podem, na verdade, ter destruído evidências de que havia compostos orgânicos no planeta –considerados essenciais para a existência de vida. Um artigo publicado na revista NewScientist afirma que a forma como a busca estava sendo feita pode ter “tostado” evidências de que havia seres vivos no planeta.

No ano passado, a Phoenix encontrou um composto químico chamado perclorato em solo marciano. A substância é inofensiva quando está em temperatura baixa, mas quando aquecida libera muito oxigênio, o que tende a queimar materiais combustíveis. A sonda também permitiu a descoberta de água no planeta.

Segundo o artigo, tanto a Phoenix quanto a Viking, que pousou em Marte em 1976, procuravam moléculas orgânicas aquecendo amostras de solo em altas temperaturas para evaporá-las e analisá-las sob a forma de gás. Uma equipe da Nasa, a agência espacial americana, tentou reproduzir na Terra o aquecimento de compostos orgânicos junto com o perclorato. O resultado é que os compostos entraram em combustão e não sobrou nenhum traço orgânico. O estudo foi apresentado na 40ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, em março, nos Estados Unidos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Tags: , , , , , , , , Em: Internacional

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (0)




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Situação administrativa de Manhuaçu é delicada thumbnail

Situação administrativa de Manhuaçu é delicada

Heron Ferreira de Souza Dizem por aí… Rodrigo Ambrósio Faria da Fonseca A
Projeto de formação de mão de obra na região do Comperj thumbnail

Projeto de formação de mão de obra na região do Comperj

Começaram hoje (6) as aulas dos primeiros dois cursos do projeto Promotores da
Vendas de veículos no atacado têm melhor janeiro da história thumbnail

Vendas de veículos no atacado têm melhor janeiro da história

As montadoras instaladas no Brasil venderam em janeiro deste ano 268,2 mil veículos,
É publicado normas para preenchimento da declaração do IRPF thumbnail

É publicado normas para preenchimento da declaração do IRPF

O Diário Oficial da União publicou hoje (6) a instrução normativa que estabelece