Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

OAB sugere renúncia imediata de todos os senadores

Por em 07 de agosto de 2009

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil propõe reforma política que possibilite mudanças na Casa
GUSTAVO URIBE – Agencia Estado
SÃO PAULO – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, sugeriu nesta sexta-feira, em nota divulgada à imprensa, a renúncia imediata dos 81 parlamentares que compõem o Senado Federal e a convocação de novas eleições legislativas. Na opinião de Britto, essa seria a “solução ideal” para que a Casa recuperasse a credibilidade perdida por conta dos recentes escândalos que têm como pivô o presidente do Senado, o parlamentar José Sarney (PMDB-AP).
“O Senado está em estado de calamidade institucional. O ideal seria a renúncia dos senadores”, sugere. Ainda na manifestação, Britto critica os atuais bate-bocas entre membros da base governista e da oposição no plenário da Casa, como a troca de farpas entre os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Renan Calheiros (PMDB-AL). “A quebra de decoro parlamentar, protagonizada pelas lideranças – com acusações recíprocas de espantosa gravidade e em baixo calão -, configura quadro que envergonha a nação”, afirma o presidente da OAB.
Apesar de reconhecer que o presidente José Sarney esteja no olho do furacão da crise por que passa a Casa, Britto diz que “a crise não se resume ao presidente da Casa, embora o ponha em destaque. Ela é de toda instituição”. De acordo com o presidente da instituição, todos os senadores têm contribuído com a crise, “que se dissemina como metástase junto às bancadas”. O presidente da OAB ainda ressalta que a extinção da Casa não seria a solução ideal, uma vez que os responsáveis por sua situação atual são os senadores que foram eleitos para compô-la. “O Senado não pode ser confundido com os que mancham o seu nome”.
A nota ainda propõe uma eficaz reforma política, que elimine os cargos de suplência e crie o dispositivo de “recall”, instrumento de revogação de mandato aplicado pela sociedade. “O voto pertence ao eleitor, não ao eleito, que é apenas seu delegado. Traindo-o, o parlamentar deve perder o mandato”, diz.

Sugestões

Por que não ficamos somente com a Câmara dos Deputados, ou seja, um sistema unicameral? Já imaginaram a economia que o país faria? Outra sugestão seria mandato único para qualquer cargo político. Quem foi vereador uma vez, não poderia ser novamente. Poderia ser prefeito, deputado e assim por diante. Acabaria com esta prática de se criar raízes, grupos de influência, quadrilhas mesmo! Resumindo a pessoa prestaria um serviço ao município, estado ou país por uma vez em cada função e voltaria para sua vida profissional sem chance de fazer carreira na vida política.

Muito bem dito!

É preciso uma mobilização para colocar esta idéia em prática. Se os próprio senadores não tem a capacidade moral e os valores necessários para transformar a casa numa representação democrática “limpa”, então deveriam dar lugar a quem assim o quer. Não é possível que eles próprios sejam os únicos a estabelecer suas regras. É preciso mudar essa legislação e criar instrumentos que permitam um maior controle sobre o que eles podem ou não podem fazer.

Tags: , , , , , , , Em: Política

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (0)




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Artistas de Ouro Preto levam tradição dos tapetes devocionais para a França thumbnail

Artistas de Ouro Preto levam tradição dos tapetes devocionais para a França

              Funcionários e alunos
Uso de material sustentável em construções é tendência mundial thumbnail

Uso de material sustentável em construções é tendência mundial

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio
Tendência é que desemprego se mantenha em alta entre jovens até 2016 thumbnail

Tendência é que desemprego se mantenha em alta entre jovens até 2016

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou hoje (22) que a tendência é
Brasil está entre os quatro líderes mundiais em construções sustentáveis thumbnail

Brasil está entre os quatro líderes mundiais em construções sustentáveis

O Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis,