JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Afro-brasileiros e indígenas estão “atolados” na pobreza, diz alta-comissária da ONU

Por Devair Guimarães de Oliveira em 13 de novembro de 2009

Brasília - A alta-comissária da ONU para Direitos Humanos, Navanethem Pillay, cumprimenta o Capitão Potiguar, que apresentou relatório sobre a situação dos povos indígenas no Brasil Foto: Elza Fiúza/ABr

Brasília - A alta-comissária da ONU para Direitos Humanos, Navanethem Pillay, cumprimenta o Capitão Potiguar, que apresentou relatório sobre a situação dos povos indígenas no Brasil Foto: Elza Fiúza/ABr

Paula Laboissière Repórter da Agência Brasil para o JM1
Brasília – A alta-comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos de Direitos Humanos, Navanethem Pillay, voltou a criticar hoje (13), em seu último dia de visita ao Brasil, a situação de negros e indígenas no país. Ambas as populações, segundo ela, estão “atoladas” na pobreza, além de não ter acesso aos serviços básicos e nem a oportunidades de emprego.

Durante entrevista coletiva, Pillay se referiu à questão dos povos indígenas como invisível e lembrou que, de todos os funcionários federais e estaduais que conheceu durante a visita, nenhum deles tinha origem indígena. Para a alta-comissária, o fato serve como um indicativo de uma contínua marginalização.

“A maior parte dos povos indígenas do Brasil não está se beneficiando do impressionante progresso econômico do país e está sendo retida na pobreza pela discriminação e indiferença, expulsa de suas terras na armadilha do trabalho forçado.”

Em relação aos negros, Pillay ressaltou que a violência aparece como uma das principais causas de morte no grupo. Ela insistiu que há, no Brasil, uso excessivo de força tanto de agentes policiais quanto de milícias. “Até que isso mude, a situação vai prejudicar o progresso do Brasil em muitas outras frentes.”

A alta-comissária retorna hoje para Genebra, na Suíça, após uma visita de três dias a cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

Tags: , , , , , , , , , Em: Política

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (0)




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Anastasia garante incentivos para acelerar desenvolvimento regional thumbnail

Anastasia garante incentivos para acelerar desenvolvimento regional

Antonio Anastasia garante que Zona da Mata terá áreas com incentivos para acelerar
Vice de Serra, Indio, é contra responder ao ataque de Lula thumbnail

Vice de Serra, Indio, é contra responder ao ataque de Lula

O candidato a vice de José Serra (PSDB), Indio da Costa (DEM), disse
Aécio, Anastasia e Itamar visitam Manhuaçu thumbnail

Aécio, Anastasia e Itamar visitam Manhuaçu

Por Devair Guimarães de Oliveira O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, o
Serra está baixando o nível com ataques pessoais, diz Lula thumbnail

Serra está baixando o nível com ataques pessoais, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta segunda-feira (6)