Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Pessoas, que fizeram parte da história de Manhuaçu

Por em 26 de dezembro de 2009

Biografias e entrevistas de pessoas, que fizeram parte da história de Manhuaçu. Muitos dos nomes que serão citados foram pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade.

Cordovil Pinto Coelho Ele nasceu em 20 de fevereiro de 1885, em Porto de Santo Antônio, distrito de Cataguazes, hoje cidade de Astolfo Dutra.

Doutor em Medicina, pela antiga Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Exercia a profissão em Viçosa, quando foi chamado por seu primo Alberto Pinto Coelho, então presidente da Câmara de Manhuaçu, para debelar o surto de paratifo que sacrificava a cidade em 1917, foi nesse ano que na cidade chegou. Mais tarde foi eleito presidente da Câmara e depois Deputado Estadual. Foi casado com Maria De Lucca Pinto Coelho (Dª. Sinhá). Entrou na política em 15/04/1930. Foi candidato do Partido Republicano à Câmara Municipal. Deu nome a uma importante praça no centro da cidade e também a uma escola muito bem conceituada.

Monsenhor Gonzalez Nasceu em 20/10/1875, em Catas Altas de Mato Dentro, município de Santa Bárbar-MG. Tomou posse na paróquia de São Lourenço de Manhuaçu, em 08/07/1917.

Em 10/08/1917, com apenas CR$ 28,00 lançou a pedra fundamental da nossa linda Matriz de São Lourenço. Faleceu no Rio de Janeiro, onde se encontrava hospitalizado no dia 25/11/1938. Viveu entre nós 22 anos, inteiramente dedicado à causa do bem e da bondade (Padre José Maria Gonzalez). Mais tarde a Escola Estadual Monsenhor Gonzalez recebeu esse nome em sua homenagem.

Anotações: Com o desenvolvimento da cidade, vieram para Manhuaçu autoridades nomeadas pelo Governo Provincial. Construiu-se a sede do Fórum, a sede da cadeia, a sede da Câmara municipal, sendo o primeiro Presidente da Câmara, Joaquim Gonçalves Dutra.

Com a vinda dos padres da Igreja Católica, a primeira religião pregada foi o catolicismo.

Livro “Fragmento da História de Manhuaçu”, por Ivonne Ribeiro de Almeida

Tags: , , , , , Em: História das Histórias

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (1)

  1. E quem foi antônio wellerson? E sugiro conhecerem a História de Osmar Lacerda, para muitos tio nono, que fundou a fabrica de bebidas gethe ( homenagem a são Geraldo e santa terezinha) na reta, atual Salime nacif




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Oficina alia gastronomia à reciclagem de materiais descartáveis thumbnail

Oficina alia gastronomia à reciclagem de materiais descartáveis

Secretaria de Saúde promove curso para reutilização de embalagens; além de sustentável, iniciativa
STJ decide manter Carlinhos Cachoeira na prisão thumbnail

STJ decide manter Carlinhos Cachoeira na prisão

Os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por
Juvens brasileiros querem mais investimento em qualificação no trabalho thumbnail

Juvens brasileiros querem mais investimento em qualificação no trabalho

Apesar do aumento da oferta de emprego para jovens brasileiros em 2012, eles
Prata em Destaque thumbnail

Prata em Destaque

Prata em Destaque 2011 arquivo 9ª PRATA EM DESTAQUE   Dias 25, 26 e