Pessoas, que fizeram parte da história de Manhuaçu

Biografias e entrevistas de pessoas, que fizeram parte da história de Manhuaçu. Muitos dos nomes que serão citados foram pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade.

Cordovil Pinto Coelho Ele nasceu em 20 de fevereiro de 1885, em Porto de Santo Antônio, distrito de Cataguazes, hoje cidade de Astolfo Dutra.

Doutor em Medicina, pela antiga Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Exercia a profissão em Viçosa, quando foi chamado por seu primo Alberto Pinto Coelho, então presidente da Câmara de Manhuaçu, para debelar o surto de paratifo que sacrificava a cidade em 1917, foi nesse ano que na cidade chegou. Mais tarde foi eleito presidente da Câmara e depois Deputado Estadual. Foi casado com Maria De Lucca Pinto Coelho (Dª. Sinhá). Entrou na política em 15/04/1930. Foi candidato do Partido Republicano à Câmara Municipal. Deu nome a uma importante praça no centro da cidade e também a uma escola muito bem conceituada.

Monsenhor Gonzalez Nasceu em 20/10/1875, em Catas Altas de Mato Dentro, município de Santa Bárbar-MG. Tomou posse na paróquia de São Lourenço de Manhuaçu, em 08/07/1917.

Em 10/08/1917, com apenas CR$ 28,00 lançou a pedra fundamental da nossa linda Matriz de São Lourenço. Faleceu no Rio de Janeiro, onde se encontrava hospitalizado no dia 25/11/1938. Viveu entre nós 22 anos, inteiramente dedicado à causa do bem e da bondade (Padre José Maria Gonzalez). Mais tarde a Escola Estadual Monsenhor Gonzalez recebeu esse nome em sua homenagem.

Anotações: Com o desenvolvimento da cidade, vieram para Manhuaçu autoridades nomeadas pelo Governo Provincial. Construiu-se a sede do Fórum, a sede da cadeia, a sede da Câmara municipal, sendo o primeiro Presidente da Câmara, Joaquim Gonçalves Dutra.

Com a vinda dos padres da Igreja Católica, a primeira religião pregada foi o catolicismo.

Livro “Fragmento da História de Manhuaçu”, por Ivonne Ribeiro de Almeida

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone
Últimos comentários
  1. Guilherme lacerda
    Responder -

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current day month ye@r *