Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Tarso nega crise entre o Ministério da Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos

Por em 30 de dezembro de 2009

Brasília – O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje (30) que não há “nenhuma controvérsia insanável” entre o Ministério da Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos em relação ao decreto que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 21.

Matérias publicadas hoje (30) na imprensa afirmam que o decreto deixou os militares irritados e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou a apresentar uma carta de demissão a Lula por discordar de pontos do programa. Segundo informações divulgadas por jornais, Jobim avalia que essas medidas representariam revanchismo em relação aos militares que tiveram participação ativa durante a ditadura que governou o país entre 1964 e 1984.

O pedido de demissão de Jobim teria sido acompanhado pelos comandantes da Marinha, Aeronáutica e do Exército. Lula teria se recusado a aceitá-lo e prometido analisar melhor o assunto. Dois os itens do programa teriam contrariado os militares: a possibilidade de revisão da Lei de Anistia e a criação da Comissão Nacional da Verdade, que poderá investigar fatos ocorridos durante a ditadura militar. A criação da comissão depende do envio de proposta do Executivo para apreciação do Congresso Nacional.

Tarso Genro também negou que Jobim e os comandantes militares tivessem pedido demissão. “Não há nenhum pedido de demissão e nenhuma controvérsia insanável entre o Ministério da Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos. O presidente está tranquilo e vai resolver isso com sua capacidade de mediação depois de voltar de férias.”

De acordo com o ministro, a situação não provocou qualquer anormalidade. “Não tem nenhum tipo de alarme ou de preocupação. É um debate normal, que já vinha ocorrendo e que agora o presidente vai dar a palavra final”, disse Tarso, após se reunir com Lula, no Palácio da Alvorada.
Fonte:Agencia Brasil

Em: Política

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (0)




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Oficina alia gastronomia à reciclagem de materiais descartáveis thumbnail

Oficina alia gastronomia à reciclagem de materiais descartáveis

Secretaria de Saúde promove curso para reutilização de embalagens; além de sustentável, iniciativa
STJ decide manter Carlinhos Cachoeira na prisão thumbnail

STJ decide manter Carlinhos Cachoeira na prisão

Os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por
Juvens brasileiros querem mais investimento em qualificação no trabalho thumbnail

Juvens brasileiros querem mais investimento em qualificação no trabalho

Apesar do aumento da oferta de emprego para jovens brasileiros em 2012, eles
Prata em Destaque thumbnail

Prata em Destaque

Prata em Destaque 2011 arquivo 9ª PRATA EM DESTAQUE   Dias 25, 26 e