Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Ubes diz que ENEM ainda é muito “elitizado”

Por em 09 de março de 2010

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, defendeu hoje (9) a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seleciona estudantes para vagas em universidades e institutos federais de ensino.

“Queremos que 50% das vagas do Sisu sejam reservadas e destinadas para estudantes das escolas públicas do país. Porque acaba entrando na universidade pública uma camada mais rica da população”, afirmou.

Para ele, o Enem ainda é um sistema elitista porque não faz um corte por classe social. Ele afirma que os alunos que estudaram em colégios particulares são os que entram nas universidades públicas.

O presidente da Ubes diz que colocará o tema na pauta da audiência pública que será realizada amanhã (10) pela Comissão da Educação, Cultura e Esporte no Senado Federal para discutir a importância do Enem nas políticas de avaliação da qualidade da educação brasileira.

A Ubes pretende discutir também a universalização da educação básica e a garantia de vagas para todos os estudantes que terminarem o ensino médio.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Neto, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Kardec Martins, também participam da audiência, que está prevista para iniciar às 10h

Tags: , , Em: Educação e Cultura

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (0)




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

ENTENDIMENTO CONTRÁRIO… thumbnail

ENTENDIMENTO CONTRÁRIO…

O escritório do Dr. Geraldo Féres – Xodó Advogados Associados, publicamente entende que
Especialistas debatem a globalização do samba e do carnaval thumbnail

Especialistas debatem a globalização do samba e do carnaval

Estão abertas até o dia 13 as inscrições para o 7º Encontro Internacional
Corpo de enfermeira vítima de desabamento deve ser enterrado hoje em SP thumbnail

Corpo de enfermeira vítima de desabamento deve ser enterrado hoje em SP

O corpo da enfermeira Patrícia Alves, de 26 anos, encontrado na noite de
O cantor Wando, morre aos 66 anos thumbnail

O cantor Wando, morre aos 66 anos

O cantor Wando faleceu na manhã desta quarta-feira (8), no Biocor Instituto, em