Ações de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014

Abertura do workshop em Belo Horizonte

Governo de Minas promove Workshop de Planejamento das Ações de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014.O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), está promovendo o Workshop de Planejamento das Ações de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014. A abertura do encontro aconteceu nesta terça-feira (31), reunindo representantes das duas Secretarias, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e da Prefeitura de Belo Horizonte. Os trabalhos prosseguem nesta quarta-feira (1º), quando serão discutidas ações de implementação do Centro de Comando e Controle em Minas Gerais, estrutura que vai integrar os órgãos responsáveis pela segurança durante a Copa do Mundo. O encontro desta terça-feira (31) teve a participação do subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, Edval Novaes, e do gerente técnico de Programas e Projetos da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, David Gonzaga, que falaram de suas experiências com iniciativas similares. O secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Lafayette Andrada, destacou em sua fala que o objetivo da reunião é iniciar um planejamento consistente para as ações de segurança pública voltadas à Copa das Confederações, em 2013, e à Copa do Mundo, em 2014. De acordo com Lafayette Andrada, a troca de experiências com estados é extremamente benéfica para a população em geral. “O Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Pan-Americanos, é palco do carnaval e está trazendo sua contribuição. Em compensação, todos os estados vêm a Minas Gerais conhecer nossa gestão de segurança pública. Atrás do espetáculo da Copa do Mundo há uma enorme estrutura. Precisamos de segurança nos aeroportos, nas estações ferroviárias, no interior e exterior do Mineirão. Como é um mês inteiro, tudo tem que estar muito bem planejado. Estamos fazendo um diagnóstico do que vai ser preciso em termos de pessoal, de equipamentos e de investimentos”, explica.

Centro de Controle e Comando

O Centro de Controle e Comando (CCC) é o principal eixo do planejamento de segurança para a Copa do Mundo de 2014 e para outros grandes eventos que acontecerão posteriormente, já que a estrutura será mantida após os jogos. A ideia é que fiquem reunidas, em um mesmo espaço, as polícias Civil, Militar e Federal, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e agentes da prefeitura. Além da sinergia entre os órgãos, o objetivo do CCC é filtrar e notificar as ocorrências, permitindo que sejam tomadas decisões rápidas e inteligentes em situações de emergência. O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, também participou da abertura do Workshop e enfatizou que o Centro de Comando e Controle será muito importante não simplesmente para a Copa, mas principalmente para o cidadão. “A Copa em Minas Gerais será segura”, ressaltou Barroso.

 

Agência Minas

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current day month ye@r *