Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Morre em São Paulo o poeta Mário Chamie

Por em 05 de julho de 2011

O poeta e ex-secretário da Cultura de São Paulo Mário Chamie morreu hoje (3), aos 78 anos, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em decorrência de insuficiência de múltiplos órgãos. Segundo boletim médico do hospital , Chamie morreu às 9h.

O poeta estava internado desde a última sexta-feira (1º). Há um ano, Chamie já apresentava um quadro de saúde debilitado por causa de um câncer.

O escritor, ensaísta, poeta e criador do movimento Poesia-Práxis, Mário Chamie, nasceu em 1º de abril de 1933, em Cajobi, no interior de São Paulo. Segundo a Academia Paulista de Letras, da qual era membro desde 1992, como poeta, Chamie foi vencedor de vários prêmios, entre os quais o Prêmio Nacional de Crítica do Ministério da Cultura, em 1974, e o Prêmio Jabuti, por sua obra Lavra Lavra.

Quando secretário municipal de Cultura de São Paulo, entre os anos de 1979 e 1983, Mário Chamie foi responsável pela inauguração do Centro Cultural São Paulo, em maio de 1982, um dos maiores complexos de atividades culturais multidisciplinares do Brasil.

O velório começa ainda na noite de hoje, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e o sepultamento será amanhã (4), às 9h, no Cemitério do Araçá, em São Paulo.

 

Agência Brasil

Tags: , , , , , , , , , , , Em: Educação e Cultura

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (0)




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Carrosel – Como estão os atores atualmente thumbnail

Carrosel – Como estão os atores atualmente

Paulo Guerra (Mauricio Armando) Antes e Depois Paulo Guerra (Mauricio Armando) era um
Antonio Anastasia participa da Missão Empresarial Italiana ao Brasil thumbnail

Antonio Anastasia participa da Missão Empresarial Italiana ao Brasil

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (24/05), no Ouro Minas Hotel, da
Em busca da felicidade:  Dinheiro não é tudo, mas é muita coisa! thumbnail

Em busca da felicidade: Dinheiro não é tudo, mas é muita coisa!

Odilon Medeiros* Dinheiro não compra felicidade, afirmam os estudos. Mas, será que é
Finais do 25º brasileiro de moto aquática (Jet Ski) thumbnail

Finais do 25º brasileiro de moto aquática (Jet Ski)

O gaucho de Porto Alegre lidera a categoria Super Course Turbo Stock e