Highslide for Wordpress Plugin
 
 
JM1 - Jornal das Montanhas - Manhuaçu - MG logo

Mutirão carcerário tira 2,3 mil pessoas das cadeias de São Paulo

Por em 20 de dezembro de 2011

A conclusão do Mutirão Carcerário de São Paulo resultou na libertação de 2,3 mil presos, segundo divulgou hoje (19) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O trabalho começou em julho e revisou 76,3 mil processos de detentos do estado, o maior contingente analisado até agora. São Paulo tem a maior população carcerária do país, com 180 mil presos. Agora, o único estado onde o mutirão ainda não foi feito é Sergipe.

Do total de 2,3 mil pessoas libertadas em SP, 400 já tinham cumprido pena e 1,9 mil receberam liberdade condicional. Também foram concedidas 5,9 mil progressões de pena para o regime semiaberto (7,8 % do total de processos analisados) e 98 progressões ao regime aberto (0,12 %).

O presidente do CNJ, Cezar Peluso, ressaltou que o Estado precisa adotar um mecanismo confiável para o cálculo da execução da pena dos detentos, com a adoção de um sistema informatizado que não fique sujeito às falhas de cálculos manuais. Também sugeriu a criação de varas regionais de Execução Penal pois, atualmente, poucos juízes são responsáveis pela análise de uma grande quantidade de processos.

Peluso também informou que a situação dos presídios de São Paulo é relativamente boa se comparada a dos demais estados já visitados pelo CNJ. No entanto, ressaltou que a superlotação e a insalubridade também estão presentes em algumas das 160 unidades visitadas e que há problemas de assistência médica, assistência jurídica a presos estrangeiros e, ainda, falta de vagas em unidades de internação para cerca de 900 criminosos com distúrbios psicológicos.

A criação de 22 mil vagas em presídios até agosto do ano que vem, anunciada pelo governo paulista, foi bem recebida pelo presidente do conselho, mas ele ressalvou que a solução pode ser apenas momentânea, já que o estado recebe 766 novos presos por mês.

Somados todos os mutirões feitos pelo CNJ desde 2008, 36,3 mil presos já foram postos em liberdade. “Posso dizer que encerrei minha gestão cumprindo meu dever. Não tem dinheiro, nem outra medida possível para reparar isso [a prisão indevida de alguém], nas condições atuais do sistema carcerário brasileiro. Qualquer outra questãozinha é absolutamente secundária”, disse o ministro.

O relatório do mutirão de São Paulo será encaminhado ao Tribunal de Justiça do estado, ao governo estadual e ao Executivo federal com sugestões e recomendações para melhorar o sistema.

Agência do Brasil

Tags: , , , , , , , Em: Polícia

DÊ SUA OPINIÃO, FAÇA SEU COMENTÁRIO. (1)

  1. Anonimo disse:

    Esse pais ja é o pais da impunidae e se não bastasse os bandidos ficarem livres agora QUANDO SÂO PRESOS são liberados a vai a merda esses politicos deviam é construir mais cadeia não esvaziar as poucas que tem por isso que o braisl ta nessa

    ” Deitado eternamente em berço esplendido”




Seu comentário será publidado após a aprovação do administrador.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Palestra com o deputado Lael Varella na Câmara de Manhuaçu thumbnail

Palestra com o deputado Lael Varella na Câmara de Manhuaçu

DEM recebe Lael Varella na Câmara Municipal de Manhuaçu Hoje, dia 24 de
Carrosel – Como estão os atores atualmente thumbnail

Carrosel – Como estão os atores atualmente

Paulo Guerra (Mauricio Armando) Antes e Depois Paulo Guerra (Mauricio Armando) era um
Antonio Anastasia participa da Missão Empresarial Italiana ao Brasil thumbnail

Antonio Anastasia participa da Missão Empresarial Italiana ao Brasil

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (24/05), no Ouro Minas Hotel, da
Em busca da felicidade:  Dinheiro não é tudo, mas é muita coisa! thumbnail

Em busca da felicidade: Dinheiro não é tudo, mas é muita coisa!

Odilon Medeiros* Dinheiro não compra felicidade, afirmam os estudos. Mas, será que é