A natureza e a energia eólica no Brasil

O território brasileiro pelo seu tamanho era para ser o campeão de energia eólica, mas apesar do seu amplo território com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia gerada pelo vento. Atualmente, o Brasil produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participação no sistema elétrico nacional.  Os dados de 2012 informa que apenas 46 parques eólicos (usinas eólicas) estão funcionando em todo território nacional.

Porém, temos boas notícias, o governo federal contratou 140 novos empreendimentos que deverão estar em operação até o final de 2013. Com estes novos parques eólicos, o Brasil passa a produzir cerca de 5 mil megawatts, saltando de 0,6 para 4,2% de participação no sistema elétrico nacional.
Nosso território tem boas condições e a expansão está atraindo grandes empresas internacionais que apostam no crescimento deste tipo de energia no Brasil.
A geração de energia elétrica através dos ventos é uma fonte de extrema importância para o país, é uma fonte renovável, limpa e com a energia eólica, nosso país está dando um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável.

energia-eolica

Principais Parques Eólicos no Brasil:

- Complexo Eólico Alto Sertão Ilocalizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
- Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts. Ainda temos Usina na Praia Formosa no Ceará com geração de 104 megawatts, cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte). 51 megawatts, cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte) 41 megawatts e  outro Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.

 Devair G. Oliveira

 

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current ye@r *