Amor e salvação

271

Deus enviou Seu Filho para salvar pecadores. Não foi algo pequeno e nem simples. Foi algo de proporções eternas e universais. O Criador tornou-se como uma de suas criações para resgatar e restaurar. Veio e nos disse que veio por amor e veio para salvar. Por isso a história dessa missão divina entre nós chama-se “Evangelho”, palavra grega que significa “Boas Notícias”. O modo como os judeus compreenderam e expressaram seu entendimento sobre como pecadores devem se relacionar com Deus estava longe de ser uma boa notícia. Jesus chegou a dizer que os ensinos dos mestres judeus eram como fardos pesados amarrados nos ombros das pessoas e que eles próprios não viviam o que ensinavam e exigiam dos outros (Mt 23.4). Nada muito distante do que tantas vezes acontece hoje.

Se Jesus frequentasse nossas igrejas, o que Ele diria sobre nossos ensinos e exigências? O cristianismo ao longo da história reeditou os líderes judeus em seus ensinos e posturas, muitas vezes. Temo que muito do evangelho, tantas vezes pregado, seja algo distante das “Boas Novas” que Jesus nos trouxe. Parece-me que, muitas vezes, a igreja não se torna na vida das pessoas um lugar para serem sinceras e admitirem suas lutas. Mas um lugar onde todos devem manter as aparências e onde nossa humanidade não encontra muito espaço. E isso tem nos adoecido de várias formas. Jesus declarou que veio, não para condenar! Mas, tantas vezes, é essa a especialidade dos que se dizem Seus seguidores: condenar. Ele veio salvar e é isso que seus seguidores devem proclamar: há salvação ofertada a todos por Deus, que a todos ama.

Jesus veio nos dizer que somos amados por Deus e há perdão para nós. Porém a igreja tem pressa em dizer e enfatizar que há condições. “Deus perdoa, MAS você precisa mudar”. “Deus AMA o pecador mas ODEIA o pecado”. E o que é um pecador senão alguém vitimado pelo pecado? O que um pecador faz? Peca! E Jesus veio nos salvar justamente porque não conseguimos salvar a nós mesmos! Não conseguimos nos livrar do pecado sozinhos. Jesus veio para nos dizer que Ele é quem paga nossa conta. Ele nos ama com os nossos pecados, como somos. Ele odeia o que o pecado faz conosco e por isso nos abraça apesar do que o pecado está fazendo conosco! Por isso, concentre-se em dizer aos outros do amor e da aceitação ofertadas por Deus em Cristo. Deixe o restante com Deus! Ou achamos que nossa missão é garantir que ninguém abuse do amor de Deus? Fiquemos tranquilos: ninguém, jamais, abusará de Deus.

Igreja Batista da Praia do Canto www.ibpc.org.br

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui