Como posso encontrar a religião verdadeira?

474

Bíblia ilustra como podemos diferenciar os que praticam a religião verdadeira dos que não praticam. Ela diz: “Pelos seus frutos vocês os reconhecerão. Será que se colhem uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mateus 7:16) Assim como podemos diferenciar uma videira de um espinheiro pelo que ela produz, podemos diferenciar a religião verdadeira da falsa pelos seus frutos, ou seja, pelas seguintes características:

  1. A religião verdadeira ensina a verdade com base na Bíblia, não em filosofias humanas. (João 4:24; 17:17) Isso inclui verdades bíblicas sobre a alma e a esperança da vida eterna num paraíso na Terra. (Salmo 37:29; Isaías 35:5, 6; Ezequiel 18:4) Ela também expõe a falsidade religiosa. — Mateus 15:9; 23:27, 28.
  2. A religião verdadeira ajuda as pessoas a conhecer a Deus e também lhes ensina o nome dele, Jeová. (Salmo 83:18; Isaías 42:8; João 17:3, 6) Ela não ensina que ele é um mistério ou uma pessoa indiferente. Em vez disso, ela ensina que Deus quer que tenhamos um relacionamento com ele. — Tiago 4:8.
  3. A religião verdadeira ensina que Jesus Cristo é o meio pelo qual Deus dá a salvação. (Atos 4:10, 12) Seus membros obedecem aos mandamentos de Jesus e se esforçam em seguir seu exemplo. — João 13:15; 15:14.
  4. A religião verdadeira acredita que o Reino de Deus é a única esperança para a humanidade. Seus membros pregam ativamente sobre esse Reino. — Mateus 10:7; 24:14.
  5. A religião verdadeira incentiva o amor sem egoísmo. (João 13:35) Ela ensina o respeito por todos os grupos étnicos e aceita pessoas de todas as raças, culturas, idiomas e níveis sociais. (Atos 10:34, 35) Motivados pelo amor, seus membros não participam em guerras. — Miqueias 4:3; 1 João 3:11, 12.
  6. A religião verdadeira não tem um clero assalariado, e não dá títulos religiosos ostentosos aos seus membros. — Mateus 23:8-12; 1 Pedro 5:2, 3.
  7. A religião verdadeira é totalmente neutra em assuntos políticos. (João 17:16; 18:36) Mas seus membros respeitam e obedecem ao governo do país onde vivem. Eles seguem o mandamento da Bíblia: “Paguem a César o que é de César [representando as autoridades civis], mas a Deus o que é de Deus.” — Marcos 12:17; Romanos 13:1, 2.
  8. A religião verdadeira é um modo de vida, não apenas um ritual ou uma formalidade. Seus membros seguem os altos padrões de moral da Bíblia em todos os aspectos de sua vida. (Efésios 5:3-5; 1 João 3:18) Mas, em vez de serem sérios demais, eles têm alegria ao adorar o “Deus feliz”. — 1 Timóteo 1:11.
  9. Os que praticam a religião verdadeira seriam a minoria. (Mateus 7:13, 14) Membros da religião verdadeira muitas vezes seriam desprezados e sofreriam perseguição e zombaria por fazerem a vontade de Deus. — Mateus 5:10-12.

A religião verdadeira não é apenas ‘a religião que eu gosto’

Pode ser perigoso escolher uma religião apenas porque ela nos faz sentir bem.

A Bíblia predisse que haveria um tempo em que as pessoas ‘se cercariam de instrutores [religiosos] que lhes fizessem cócegas nos ouvidos’. (2 Timóteo 4:3) Por outro lado, a Bíblia nos incentiva a seguir “a religião que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai”, mesmo que alguns não a aceitem. — Tiago 1:27, nota; João 15:18, 19.

Todas as religiões são iguais? Será que todas elas levam a Deus?

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui