Fuja da inveja e do ciúme

Você já teve que sair correndo de uma situação plena de perigo? Agora imagine se você tivesse que fugir do país porque o presidente da república quisesse a sua cabeça! Imagine todo o exército do país caçando você como se você fosse uma fera perigosa! Imagine mais: você fugindo de alguém poderoso, só por causa da inveja que ele tem de você! Doentio, não?

A Bíblia diz que Davi, o futuro rei de Israel, teve que viver boa parte de sua juventude, fugindo de Saul, o rei de sua terra. Sem dúvida, um caso psiquiátrico, Saul usou os instrumentos de poder de que dispunha para perseguir o talentoso jovem, apenas por ciúme. Por aí já se vê que inveja e ciúme não são brinquedinho de criança. Se você se flagrar com inveja de alguém, não pense que isso é bobagem. Leve isso a sério. E leve isso aos pés do Senhor em oração. Confesse ao Senhor essa fraqueza e peça forças para viver sem ciúme e sem inveja. Foi o que Saul deveria ter feito, mas não fez.

Enquanto isso, Davi fugia, mesmo sabendo que Deus o escolhera para ser o sucessor de Saul, e orava. Ouça a oração que ele fez, desde as entranhas da Caverna de Adulão (Salmo 142):

“1 Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR.

2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus–lhe a minha angústia.

3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.

4 Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.

5 A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.

6 Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.

7 Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”.

Aprendamos com Davi a viver acima do ciúme e da inveja!

Pr. João Soares da Fonseca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here