Manhumirim participou da Primeira Capacitação Regional em Defesa Civil

171

No evento que reuniu representantes de Manhumirim e outras 20 cidades aconteceu entre os dias 21 e 23 de março onde gestores municipais participaram em Ponte Nova, na Zona da Mata, da Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas.

O curso, realizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), tendo como parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, visa fortalecer e aprimorar os conhecimentos sobre ações de prevenção e preparação para desastres, bem como medidas de respostas emergenciais.

As aulas são ministradas por integrantes da própria Defesa Civil Estadual e conta com a participação de docentes de outras instituições como Rodrigo Bueno Belo, Diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos, do Instituto Estadual de Florestas e Robson Antônio Saraiva Ferreira, Supervisor de Endemias da Superintendência Regional de Saúde em Ponte Nova da Secretaria Estadual de Saúde.

Para o Diretor de Ensino da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, capitão João Luiz da Matta Felisberto, o importante é fortalecer a presença da CEDEC nos municípios e principalmente, divulgar e propagar os conhecimentos básicos em Defesa Civil.

“Isto é fundamental porque sensibilizamos a importância da defesa civil nos municípios, além de mostrar que qualquer cidade, independente de tamanho ou renda, pode contar com a ajuda da CEDEC”, ressaltou.

Para o Sgt BM Anderson Felipe S. Damasceno, que é um dos instrutores do curso, durante os três dias de apresentações, os participantes “poderão compreender o que é um desastre, como atuar antes, durante e depois do mesmo, como elaborar um planejamento de contingência e estruturar uma coordenação de proteção em Defesa Civil”.

A Prefeitura de Manhumirim enviou 3 representantes para a capacitação: Josimar Veiga, Adilson Tanes e Wellington Camilo.

O evento reuniu representantes municipais de Abre Campo, Astolfo Dutra, Belo Horizonte, Carangola, Chapada Gaúcha, Franciscópolis, Guaraciaba, Guarará, Januária, João Monlevade, Manhumirim, Mariana, Muriaé, Oratórios, Pedra do Anta, Piranga, Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz de Minas, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Grama, São Domingos do Prata, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Ubá, sendo capacitados, para atuarem na minimização dos efeitos dos desastres.

Iniciativa

A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.

Para conhecer mais sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU acesse o site: www.unisdr.org/files/26462_guiagestorespublicosweb.pdf.

Proteção e Defesa Civil somos todos nós!

Assessoria de Comunicação Organizacional da Cedec/MG

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui