Ambientalistas buscam criação de parque municipal em Manhuaçu

240

Em reunião com a Prefeita Cici Magalhães no Gabinete da Prefeitura, representantes de instituições que atuam na preservação ambiental solicitaram à Administração a realização de estudo para a viabilidade da criação de parque municipal em mata localizada entre os Bairros Pinheiro e Matinha. O local é conhecido como RPPN Fazenda São Lourenço. Entre os presentes à reunião, Presidente da AMA, Eduardo Bazém; Sgt. Edson (PM Meio Ambiente); Secretária M. de Cultura e Turismo, Gena Clara; Vereador Juninho Linhares; Engenheiro Alexandre Ribeiro (Sec. M. de Agricultura) e a moradora Vera Pinheiro. 

O Presidente da AMA (Associação dos Amigos do Meio Ambiente), Eduardo Bazém, explica que esta solicitação havia sido feita em anos anteriores. ‘É nossa intenção sensibilizar o poder público a ser nosso parceiro. Apesar de desafiador, é um sonho possível de ser realizado. Nossa proposta é estruturar a área para que se torne um parque municipal, um local de visitação pública, com algumas restrições, porém, uma área em que as pessoas do município possam adentrar e desfrutar das belezas da natureza, com vários animais, pássaros, flores, plantas e árvores. Buscamos a parceria da prefeitura, nesta reunião com a Prefeita Cici Magalhães, para consolidar este projeto. Temos outros passos a serem seguidos, mas estamos bastante otimistas’, relatou.

O local sugerido para a criação do parque permeia bairros com realidades sociais distintas, em relação à renda dos moradores. Neste cenário, Eduardo Bazém pontua a importância do envolvimento de todos os moradores. ‘Quando falamos de questão ambiental, jamais podemos excluir o ser humano. Precisaremos muito da adesão dos moradores, tanto do Bairro Matinha quanto daqueles que residem no B. Pinheiro, e dos nossos amigos moradores de Manhuaçu. É um processo que precisa envolver todo mundo, a sociedade civil, ONGs, Poder Público, entidades, enfim, é um projeto muito amplo. Queremos levar adiante esta ideia do parque municipal de Manhuaçu’, anunciou.

A proprietária da área proposta para a criação do parque, Vera Pinheiro, relatou que ‘lidamos com este desafio há bastante tempo. Precisamos contar com o apoio dos parceiros. Na verdade, esta mata tem sofrido com depredação e incêndios. Sozinhos não temos condições de conservá-la da forma como é necessário’, ressaltou.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui