Audiência pública debate os problemas no Bairro Coqueiro

155

Dezenas de moradores do Bairro Coqueiro participaram da audiência pública, na noite desta terça-feira, 21/02, na Câmara de Vereadores, sobre os problemas de segurança, trânsito, funcionamento de bares e outras demandas da região do bairro.

 

Autoridades como a Prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães; o Secretário de Fazenda, Claudinei Domingues; o Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Sérvio Túlio; o Delegado Regional da Polícia Civil, Carlos Roberto; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Mota; o Presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa e o representante do Comissário de Menores, Flávio Lacerda, também estiveram presentes a fim de ouvir o povo e apresentar soluções.

A audiência foi requerida pelo vereador João Gonçalves Linhares Júnior “Juninho Linhares” que também é relator da Comissão de Segurança Pública e buscou reunir diversos segmentos da sociedade para discutir e apontar soluções para os problemas. Linhares recebeu o suporte e apoio do Presidente da Câmara, Jorge do Ibéria e do Presidente da Comissão de Segurança Pública, Vereador Cabo Ferreira e o membro da comissão, Vereador Administrador Rodrigo.

“Fiquei muito satisfeito com essa audiência porque já estávamos estudando estas questões e os moradores estão sofrendo há anos. Como morador, policial civil e vereador estarei lutando com todas as minhas forças para tentar resolver os problemas. Todas autoridades confirmaram que irão colaborar. Não estamos aqui para penalizar os donos de bares, mas a legalidade, pois eles têm direito e os moradores também têm. Então irei tomar todas as medidas necessárias e cabíveis para resolver as demandas. Da forma que está não vai ficar. Será uma tarefa desafiante e iremos enfrentar”, comentou Linhares.

Recentemente, baderneiros entraram em confronto com a Polícia Militar. No final do ano passado, uma jovem foi morta no bairro. Nos finais de semana, é comum o registro de ocorrências de uso e tráfico de drogas, brigas e danos ao patrimônio público e também a casa e comércios.

O evento teve início com os relatos de oito moradores que explanaram sobre a difícil situação em que vivem. Demais participantes seguravam cartazes pedindo ajuda, paz, e solução para os problemas. Eles apresentaram as demandas, citaram vários acontecimentos e pediram ajuda das autoridades responsáveis. Também pediram medidas que vão além da atuação policial, como a fiscalização da prefeitura quanto ao funcionamento do comércio e medidas de infraestrutura, melhorias da iluminação, e câmeras de segurança para monitoramento do bairro.

O ex-morador do Coqueiro, Joelson Hott, relatou as dificuldades que enfrentou. “Onde morei é um caos. É uma praça de guerra. Os moradores são ameaçados. Não conseguia dormir antes de duas horas da manhã. Já vimos jovens transando e muitas pessoas urinando na frente das casas. No meu caso em especial, chegamos ao extremo. Apesar de ter me mudado, não posso me calar, pois o problema existe”, relatou o Joelson.

O morador José João também desabafou. “Fiquei muito satisfeito com a participação em massa dos moradores e temos esperança que a situação do Coqueiro irá melhorar”, pontuou.

Em seguida, foi a vez das autoridades explicarem o que pode ser feito e ações a serem tomadas a fim de melhorar a segurança, trânsito e o convívio entre bares e moradores. Todos foram enfáticos em se colocar a disposição para contribuir no que for necessário.

Durante todo o tempo da audiência, diversas fotos e vídeos dos problemas no Bairro Coqueiro foram mostrados por meio de um telão para que as autoridades tomassem ciência dos acontecimentos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui