Conselho de Trânsito de Manhuaçu discute composição de conselheiros

243

Na tarde de sexta-feira, 17/11, a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães participou da reunião do recém-instalado Conselho Municipal de Trânsito de Manhuaçu, ocorrida no auditório da Secretaria M. de Cultura, no centro da cidade. Importantes questões foram discutidas, como a composição dos conselheiros, por sua representatividade, a agenda de reuniões e os preparativos para a realização da 1ª Conferência Municipal de Trânsito, entre outros assuntos.

Conselho M de Trânsito

O Conselho Municipal de Trânsito foi instituído pela Lei nº 3.766, de 10 de novembro de 2017. Durante a reunião foram mencionados os esforços para a implantação do PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana) e a importância deste conselho como instrumento de formulação de políticas públicas para o setor.

Conselho M de Trânsito

Na reunião, houve a leitura da Lei com a discussão dos itens relacionados à composição do conselho e a organização das reuniões ordinárias mensais, além das sessões extraordinárias. Esta formação do conselho valerá para os próximos dois anos.  

Conselho M de Trânsito

Um dos principais desafios observados em Manhuaçu, conforme ocorre em grande parte das cidades brasileiras, é o aumento da frota de veículos. O Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Carlos Souza, pontuou que em dez anos, entre 2006 e 2016, o número de veículos emplacados no município aumentou 128%. São mais de 52 mil veículos. Nas cidades vizinhas também há maior quantidade de veículos em circulação, e, considerando a que Manhuaçu se consolida como polo regional, há de se considerar também a movimentação cotidiana destes carros, motos e caminhões que possuem placas das cidades da região.

Também presentes à reunião, os Secretários Municipais Dr. Bruno Spínola (Planejamento), João Amâncio (Obras) e Gena Clara (Cultura e Turismo); Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria); Vereadores Adalto de Abreu e Rodrigo Júlio dos Santos; Delegado Regional da 6ª DRPC, Dr. Carlos Roberto Souza (representante do DETRAN); Comandante da 72ª Cia. PM, Capitão Jésus Cássio; Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Mota; representantes dos cadeirantes, Dr. Aguinaldo Alves dos Santos e Priscila Donan Lopes; Presidente do COAMMA, Marinês Bragança; Presidente da SCAMG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Leitão; Presidente do Comsep, Flávio Lacerda; Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Lino da Costa e Silva, e do Coordenador do Setor de Convênios da Prefeitura, Tarcísio Sathler, entre outros representantes de segmentos sociais.  O conselho ser reunirá novamente no próximo dia 27/11.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui