Em ano eleitoral o clima esquenta na Câmara de Lajinha

272

Como já foi explicado, agora os discursos encerram as 20:30 como manda no regimento, e de acordo com o sorteio os Vereadores falam na ordem até este horário.

Quem não consegue falar fica para próxima Sessão.

Saulo começou pedindo que as falas tenham dignidade, sem inflamar e agredir pessoas. Buscar qualidade política em Lajinha. Buscar mais saúde. Lembrou da situação dos Hospitais do Brasil e como está difícil conseguir UTI e na Região de Lajinha também e com isso pessoa estão morrendo.

Renato pediu a parte e lembrou o tempo que o país vive em função dessa corrupção toda e a grande crise, que tem atrapalhado demais esse país e principalmente a saúde. Saulo pediu que se monte uma comissão para investigar isso e ver o que pode ser feito.

Vereador Mustarda comentou que a saúde em Lajinha está mal, mas Chalé é bem atendido aonde vai, e em Lajinha não está sendo.

Colheita do café em Lajinha

A vereadora Neura, cobrou do prefeito o café rural paro o pessoal da colheita, que não está havendo essa colaboração, em Lajinha sempre houve a colaboração da prefeitura com um reforçado café da manhã para os trabalhadores rurais na colheita do café.

Outro assunto levantado foi a falta de creche. Pessoas que tem pagado babá porque não tem onde deixar os filhos, e na época da colheita é o período que mais o povo precisa.

Cobrou novamente que a cidade ajude os alunos da faculdade.

Falta lâmpadas em alguns postes das ruas do União, segundo a vereadora na rua João de Deus, falta poste e luz e a situação está ficando complicada, deixando de haver segurança.

Saúde em Lajinha segundo Paulo Cesar

Todo o povo de Lajinha sabe que a saúde foi o ponto forte que deu a vitória ao grupo político que governa a cidade, no governo passado quase que foi fechado o hospital por falta de apoio da prefeitura, com promessas de reabertura do hospital e de uma boa saúde para os lajienses fizeram com que o atual prefeito saísse vitorioso. Paulo César lembrou a importância de uma boa saúde para a campanha política nas eleições. Disse que a saúde de hoje é a mesma de anos atrás que ganhou as eleições. O vereador apresentou também um abaixo assinado dos moradores da Rua Dirce solicitando o calçamento e melhoria no local, que somente a metade da rua tem calçamento. Flávio disse que nem precisa levar a solicitação, pois o prefeito já foi a BH para buscar 300 mil reais para calçar esta rua e uma outra.

Continuando a crítica ao executivo o vereador PC recordou dos 800 mil reais de um projeto que a vereadora Neura batalhou juntamente com o deputado Durval Ângelo e por incompetência do executivo perdeu. Enumerou outro problema que está sem solução até hoje que é a questão da cadeia pública de Lajinha, até hoje nada foi feito para trazer de volta.

Finalizando PC comentou o problema dos taxistas e os altos impostos cobrados, além da distribuição de autorização de muitas placas para que pessoas use do benefício para comprar carros mais em conta como comentou Humberto.

Vazou conversa do presidente da Câmara de Lajinha

Flávio disse que foi uma brincadeira onde gravaram um áudio dele falando em off em uma reunião, que não foi verdade, somente uma brincadeira, que agora estão querendo jogar o povo contra ele. Disse sobre a coligação do PT e PMDB, que não tinha valor antigamente e dessa vez eles tiveram, mas ainda assim voltaram para o lado de lá. Agradeceu a perseguição e disse que podem vir pois contra fatos não há argumentos. Mostrou que só quem não tem olho é que não vê que a Saúde melhorou, e o Prefeito atual trabalha sim, e nenhum secretário vai sair enriquecido desses 4 anos.

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei 012/2016 – Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para a elaboração e execução orçamentária e financeira do exercício de 2017 e dá outras providências.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei Orgânica do Município, se faz necessário a apresentação de orçamento este ano para o ano seguinte. E para realizar o orçamento é preciso ter a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ou seja, a Lei que direciona onde os recursos podem ser aplicados. A visão geral do que eles esperam realizar em 2017.

Para tanto é necessário ser aprovado pelos vereadores e estar de acordo com as Leis Municipais.

DISCUSSÃO

Vereadora Neura lembrou que a suplementação deixou de ser 30% para 5% como aprovado pelos vereadores na Lei Municipal. E o advogado da Prefeitura deve ter esquecido, por isso fizeram emenda modificativa.

Antigamente o Prefeito fazia o que queria, modificando até 100% do orçamento, mas agora tudo já deve ser pré-determinado e no máximo 5% pode ser alterado.

Explicou também que a Lei de Diretrizes Orçamentárias é um “mapa” para utilização no próximo ano. Onde o Executivo deve mandar elaboração dos projetos que pretende realizar ano que vem. E deve ser votado até a última sessão de junho.

Paulo César lembrou que o Orçamento para 2017 (que é outra coisa) deve chegar ainda este ano para ser votado, até o seu prazo, pois se não, ano que vem as coisas não acontecem.

O projeto foi votado e aprovado por todos.

Também foram votadas indicações e moções.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui