Saiba quais os benefícios da vitamina D para o corpo humano

80% da necessidade diária pode ser adquirida pela exposição diária ao sol

A vitamina D é responsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no nosso organismo, o que é essencial para a saúde dos ossos. É o que explica a endocrinologista Myrna Campagnoli.

“A vitamina D, há alguns anos, era vista apenas como uma vitamina, e nos últimos anos, nos últimos cinco anos, ela já foi elevada a categoria de hormônio. Então ela vai promover a entrada de cálcio dentro dos ossos. Durante o período de crescimento, para as crianças, ela é responsável pela formação óssea e também na vida adulta, ela é responsável da manutenção da saúde óssea, ou seja, da quantidade de cálcio que nós vamos ter dentro dos ossos.”

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% da necessidade diária pode ser adquirida pela exposição diária ao sol. A endocrinologista Myrna Campagnoli afirma que, para garantir a ingestão diária de vitamina D, é preciso ficar exposto ao sol de quinze a vinte minutos, pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às dez da manhã ou após as quatro da tarde.

“Hoje em dia, para que a gente tenha esta aquisição de vitamina D adequada, nós precisamos nos expor aos raios solares, não precisa ser no corpo inteiro, pode ser em uma faixa de 15 a 20 centímetros, antebraço, perna, sem a proteção do filtro solar, para que a gente possa transformar a vitamina D inativa, que a gente produz, na vitamina D ativa, que é a que vai proporcionar estes benefícios para o organismo.”

A especialista cita, ainda, a importância da vitamina D para os recém-nascidos.

“A suplementação de vitamina D é obrigatória no primeiro ano de vida. Então todos os bebês tem que receber a suplementação de vitamina D e, sempre que possível, logo em que o bebê esteja apto para isto, também receber a exposição a luz solar, porque é um período em que a formação óssea é bastante intensa. Então eu acho que esta dica para as mamães acaba sendo bastante importante.”

De acordo com a endocrinologista, a vitamina D é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, para a regulação do sistema imunológico, nosso sistema de defesa, e faz parte do processo de tratamento e prevenção, de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide. Alimentos como o leite integral, fígado e peixes de águas profundas como salmão e atum, também são fontes de vitamina D.

Reportagem Cintia Moreira

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here