Conceição da Barra: das dunas ao Moutain Bike que liga dois Estados

17

Tranquilidade atrai centenas de turistas a Conceição da Barra

Cidade turística, terra de um dos maiores nomes do Jiu Jitsu brasileiro e representante do Brasil no exterior – Jonatas Novaes – sendo seis vezes campeão do Estado do Espírito Santo da modalidade e com várias vitórias no currículo em Vale Tudo; Conceição da Barra é uma típica representante do país tropical em terras Capixaba, banhada pelo mar, coberta pelo sol e repleta de história.

Privilegiada área litorânea tendo como característica peculiar várias dunas de areia na vila Itaúnas, o município é uma boa escolha quando a intenção é viajar e sair da rotina. Reconhecida por seus representantes ilustres sejam eles no esporte ou na literatura, Conceição da Barra estará sempre eternizada nos livros do escritor Hemógenes Lima da Fonseca, que foi membro da Academia Espírito-santense de Letras, falecido em 1996, o escritor perpetuava em palavras o cotidiano do local.

A proximidade com o Estado da Bahia e o clima festivo faz viver a cultura do caricato e eclético Brasil tropical.

Reginaldo Simon vencedor da prova em Itaúnas
Reginaldo Simon vencedor da prova em Itaúnas

Marcando sua identidade esportiva há cinco anos é realizado pelas ruas de areia da vila Itaúnas a última etapa da Copa Capixaba de Mountain Bike, realizada pelo empresário Sidney Ataide, a competição que já é tradição em 5 cidades do Estado conta com atletas de vários lugares do Brasil.

Um forte diferencial na etapa de Itaúnas é o percurso de 88km que passa por parte do município de Mucuri na Bahia, mesclando as dunas de areia do lado Capixaba com as praias e falésias do lado baiano.

Além da competição anual de Mountain Bike, a vila oferece diversos atrativos turísticos como o Parque Estadual com passeios pelo rio de canoa ou caiaque e cavalgadas até a praia de Riacho Doce, eleita a segunda praia deserta mais bonita do Brasil, fazendo a divisa dos Estados do Espírito Santo com a Bahia. Aos adeptos do esporte também é possível fazer o trecho que liga Itaúnas ao Riacho Doce caminhando por 8 km.

Turismo, cultura e esportes compõem cada parte da cidade, desde a igreja matriz construída na sede do município no estilo Barroco a histórica calçada da cultura onde está o Laboratório do Altair, antiga adega caseira que produz cachaça com diversos sabores.

Comércio a caminho do Riacho Doce
Comércio a caminho do Riacho Doce

Aliando a tranqüilidade ao lazer o turista também tem a opção de conhecer o Sitio Ilha do Kanguá e fazer um passeio de chalana percorrendo os mangueirais, o atrativo que obedece as normas de navegação da Marinha é uma boa opção para quem busca interagir com o meio ambiente.

Seguindo a receita que o turismo é um ciclo positivo que beneficia a todos, vários moradores vêem no setor a oportunidade de aumentar a economia, e disponibilizam suas casas para serem alugadas em alta temporada. Segundo dados da turismóloga Valdileia Alves, o município conta com 33 pousadas e a vila Itaúnas com 46; quantidade que chega a ser insuficiente em algumas épocas do ano.

A beleza que atrai grande número de pessoas faz crescer também a economia de cidadãos comuns que conseguem aproveitar financeiramente a potencialidade de Conceição da Barra, cidade de 27 mil habitantes que ostenta em seu acervo de patrimônio natural o privilegio de possuir a eleita segunda praia deserta mais bonita do Brasil e como representante no exterior as conquistas de seu ilustre cidadão Jonatas Novaes.

Igreja matriz construida no estilo Barroco
Igreja matriz construida no estilo Barroco

Passeios e aventura na vila Itaúnas:

– Casinha de Aventura – www.casinhadeaventuras.com.br

Contato: (27) 3762-5081

Onde se hospedar:

Vila Itaúnas – Pousada Cambucá (27) 3762-5004; Pousada das Araras (27) 3762-5273

Onde comer:

Vila Itaúnas – Restaurante D. Petrolina (27) 3762-5296

Vitória na Finlandia  de Jonas Novaes
Vitória na Finlandia de Jonas Novaes

Aluguel de casa para alta temporada no centro de Conceição da Barra-ES:

(27) 3762-2564 Dilza Novaes

Credito: Laércio Guidio / Joel P. Martins

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui