Diamantina é atrativo para turistas em Minas Gerais

47

Estar em Diamantina é voltar no tempo. Declarada Patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco, o Centro Histórico da cidade se desenvolveu por ser uma região muito rica em ouro e diamantes. Suas ruas e becos íngremes dão um ar de romantismo a cidade, que ficou conhecida como a “cidade das serenatas”.

Possui, entre os paralelepípedos que decoram toda a cidade, um patrimônio arquitetônico bastante preservado. As festas religiosas – Festa do Divino e Nossa Senhora do Rosário – também são atrações bastante procuradas
A gastronomia de Diamantina é tipicamente mineira, com direito a forno à lenha em alguns restaurantes da cidade. O destaque vai para o tutu de feijão, o frango com quiabo, o angu, o arroz e a couve mineira, e o feijão tropeiro.
Como não poderia deixar de faltar, cachaça mineira também entra no cardápio, para os que apreciam degustar aguardente para abrir o apetite

Um dos produtos mais difundidos do artesanato de Diamantina são os tapetes arraiolos, vendidos na Cooperativa Artesanal da cidade. Jóias e bonecos de palha também se destacam. Na cidade podem ser encontradas, ainda, as famosas cerâmicas do Vale do Jequitinhonha.

Clima:
A cidade está situada a uma altitude de 1.280 m, na região do Alto Rio Jequitinhonha. Possui um clima ameno e estações bastante definidas.

Acessos:
Por via rodoviária
De Belo Horizonte: BRs 040, 135 e 259.
De São Paulo: BRs 381, 040, 135 e 259.

Por via aérea
A cidade tem um aeroporto regional, que recebe vôos regulares a partir de Belo Horizonte às sextas- feiras e aos domingos.

Distâncias de Diamantina:
Belo Horizonte: 285 km
São Paulo: 868 km

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui