Festa de Congo faz Fundão (ES) ser atração turística

85

Escadaria da igreja matriz é ponto turistico de Fundão
Escadaria da igreja matriz é ponto turistico de Fundão

Encontramos pelo Brasil

 

Se a intenção for viajar sem gastar muito dinheiro, a boa escolha são sempre destinos alternativos, em que o potencial turístico é grande, mas a exploração em cima desta potencialidade não é tão explorada. Roteiros alternativos estão muito longe de ser lugares desinteressantes, como no caso da turística cidade de Fundão – ES, cortada pela BR 101, há 50 quilômetros da capital do Estado, o município oferece entre seus atrativos turístico a diversidade de poder chegar do mar as montanhas em 50 minutos.

Tão convidativo quanto seus atributos naturais, a cidade que adora as festas de Congo pode ser visitada depois de uma viagem de trem, que liga o município até Belo Horizonte – MG.

Quem procura por cachoeiras a boa informação de que três quedas d’águas formam a cabeceira do Rio Fundão. E aos que procuram festas regionais, o município possui quatro bandas de Congo.

Tradicional Festa de Congo leva multidão as ruas
Tradicional Festa de Congo leva multidão as ruas

Segundo o secretário de Cultura do município, Fábio Samora, a festa de Congo é centenária e revive todos os anos a homenagem da cultura africana a São Benedito, reza o conto popular que 25 negros estavam em um barco que afundou e se salvaram segurando no mastro e clamando pela misericórdia do santo, daí o motivo da festa ser entorno do mastro e da bandeira com a imagem de São Benedito.

Seguindo a tradição ocorre todos os anos o Encontro Regional de Bandas de Congo em Fundão.

Muitos municípios no Brasil possuem distritos ilustres, cujas riquezas naturais atraem diversos turistas, assim é o distrito de Praia Grande, com 8 km de litoral, tamanha beleza natural reserva bom divertimento aos que por uma boa surpresa descobrem que a região metropolitana do Espírito Santo não se resume somente na capital.

BR 101 cruza o município de Fundão
BR 101 cruza o município de Fundão

De carro, ônibus ou trem, Fundão é uma respeitável opção de turismo pelo Brasil, a cidade Capixaba que abriga o Parque Municipal do Goiapaba-Açu, com o pico de 800 metros, merece ser lembrada antes de fechar as malas para sair de viagem, seja por sua riqueza cultural ou por sua área litorânea.

Quem quiser conhecer a tradicional Festa de Congo que leva as ruas de Fundão grande número de visitantes, chegando a duplicar a quantidade de habitantes do município, a festa para São Benedito ocorre todo final do mês de dezembro e início de janeiro; fica a opção para aqueles que ainda não sabem onde passar a virada de ano.

Crédito: Laércio Guidio / Joel P. Martins

3 COMENTÁRIOS

  1. Só acho que a festa deveria ser levada mais a sério e usar a verba pra voltar a ser um grande evento.A cada ano a festa piora com bandas desconhecidas, pouca segurança e até a proibição de blocos

  2. também concordo com a Luiza…
    Fundao esta cada vez mais esquecido
    e a violencia esta cada vez maior..
    as festas nao sao mais as mesmas..
    é uma pena,pois a festa era conhecida em todos o estado do E.S

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui