Conclusão da Fase Diocesana do Processo de Beatificação de Irmã Benigna

282

No próximo dia 26 de janeiro, ocorrerá o Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Beatificação da Serva de Deus Benigna Victima de Jesus.  Marcado para as 9h30, na paróquia Santa Tereza e Santa Terezinha (Praça Duque de Caxias, 200, bairro Santa Tereza), o evento é de expressão internacional, visto que a próxima etapa é a Fase Romana.

De grande valor histórico e religioso, a Cerimônia de Encerramento será precedida por Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Além do Arcebispo, bispos auxiliares, autoridades eclesiais e civis, estarão presentes o italiano Dtt. Paolo Vilotta, Postulador da Causa, Ir. Neuza Cota da Silva, Madre Geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP), Maria do Carmo de Souza Figueiredo Mariano, Presidente da Associação dos Amigos de Irmã Benigna (AMAIBEM) e várias caravanas de devotos, vindas das cidades onde a Freira nasceu e trabalhou: Diamantina (MG), Itaúna (MG), Caeté (MG), Lambari (MG), Lavras (MG) e Sabará (MG).

O Processo de Beatificação foi instaurado pela Igreja Católica em outubro de 2011 para investigar a Fama de Santidade de Irmã Benigna e Virtudes, que passou a ser chamada de Serva de Deus. A cerimônia do dia 26 marca a conclusão da investigação em âmbito local e o início da investigação Romana. 

O QUE É A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DA FASE DIOCESANA DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO (com informações do Postulador da Causa de Irmã Benigna, Dtt. Paulo Vilotta). 

A Cerimônia de Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Beatificação conclui a Fase Local e inicia a Fase Romana do Processo de Beatificação. Consiste na solenidade de lacramento – mediante juramento e assinatura de atas – de três urnas com os autos do Inquérito Eclesiástico, uma com o original (Arquétipo) e as outras duas com cópias (Transunto e Cópia Pública). Após a cerimônia, o Arquétipo fica guardado na Arquidiocese de Belo Horizonte e as duas cópias seguem para a Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano.

A Fase Diocesana consiste na abertura do Processo sobre as Virtudes, isto é, são acolhidos todos os depoimentos sobre a Serva de Deus. Ao mesmo tempo, uma comissão Histórica (nomeada pelo Bispo) recolhe todos os documentos sobre a Serva de Deus.

Na Fase Romana, todos os documentos são submetidos a estudo para avaliar se todas as medidas legais foram tomadas corretamente. Depois, é nomeado um Relator, que, junto com o Postulador, elabora o Positio (espécie de dossiê de todas as provas, testemunhais e documentais, recolhidas na Fase Diocesana). Concluído o Positio, este estará, após um tempo, sujeito a avaliação de um Congresso de Teólogos (9 componentes), os quais podem dar um parecer afirmativo, suspensivo ou negativo. Após os teólogos, a votação será feita pelos Cardeais e Bispos, e, posteriormente, o Papa, o qual é o único que pode emitir juízo e dar a decisão final. Concluído o procedimento, a Serva de Deus pode ser declarada Venerável. Para a Beatificação é necessário que haja um milagre e o procedimento é igual. 

IRMÃ BENIGNA (Serva de Deus Benigna Victima de Jesus)

A Serva de Deus Benigna Victima de Jesus nasceu em 16 de agosto de 1907, na cidade de Diamantina, interior de Minas Gerais, onde foi batizada com o nome de Maria da Conceição dos Santos. Chamada a servir a Deus na pessoa do mais necessitado, tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade aos 28 anos e assumiu o nome de Irmã Benigna Victima de Jesus.

Cultivou inúmeras virtudes, dentre elas: a alegria refletida pelo seu constante sorriso, a solicitude aos mais pobres, a compreensão aos mais necessitados, a compaixão com os que sofrem e a generosa acolhida a todas as pessoas. Trabalhou em hospitais, creches, asilos e colégios, percorrendo diferentes cidades do interior mineiro (Itaúna, Caeté, Lambari, Sabará e Lavras). Deixou para todos, que tiveram a felicidade de conhecer seu legado, a certeza de que viver para Deus é o bem mais precioso que existe. Faleceu em 16 de outubro de 1981.

Desde então, o número de pessoas que acorrem a ela em orações não pára de crescer, sendo conhecida pelos devotos como Santa da Salve Rainha, Santa da Hora e Santa da Fartura – nomes justificados com inúmeros relatos de milagre. 

CIANSP – Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade

Fundada em 1892, na cidade de Caeté/MG, aos pés da Serra da Piedade, a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade recebeu Irmã Benigna como mais uma de suas religiosas benfeitoras. O Fundador, Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, foi um sacerdote dedicado à oração e ao cuidado com os mais necessitados. A acolhida, a generosidade, a compreensão e a compaixão foram marcas que ele deixou na Congregação, em prol da humanidade.

Em suas raízes, a Congregação acolheu as filhas de escravos que não tinham lar ou acesso à educação, ampliando, mais tarde, esse cuidado a idosos e enfermos. Hoje, auxilia os necessitados de orações, cuidados e referências de esperança, através de seus colégios, creches, asilos e diversas obras de assistência social. 

AMAIBEN – Associação dos Amigos de Irmã Benigna

Com o objetivo de continuar o legado de Irmã Benigna, amigos comuns da religiosa congregaram-se na AMAIBEN para, juntos, realizarem parte do que ela realizava em vida: obras de fé e caridade no Lar Augusto Silva (Lavras/MG).

Ao longo de três décadas, multiplicaram-se as adesões de pessoas, que se tornaram amigas da causa e fiéis devotos da religiosa. Enxergando em Irmã Benigna um exemplo a ser seguido, e confiantes em sua intercessão junto a Deus, seus fiéis amigos empenham-se também, agora, nos trabalhos pela sua Beatificação.

Presidida por Maria do Carmo de Souza Figueiredo Mariano – amiga que acompanhou Irmã Benigna, em vida, por mais de 20 anos – a AMAIBEN está sediada em Sete Lagoas/MG e tem, entre os associados registrados, pessoas de todo o país.

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Barbacena, 25/03/2013
    A paz e o amor para todos.
    Vivo hoje uma situação QUE ESTOU CADA DIA MAIS TRISTE, rezem e orem pedindo a intercessão de Irmã Benígna para eu resolver tudo que preciso e seguir seus exemplos. Dando meu testemunho para sua beatificação.É LINDA SUA HISTÓRIA, ESTOU LENDO O LIVRO. Acredito em sua intercessão junto a Jesus e a Nossa Senhora, também, nas orações de vocês.Amém.

  2. Barbacena, 25/03/2013
    A paz e o amor para todos.
    Vivo hoje uma situação QUE ESTOU CADA DIA MAIS TRISTE, rezem e orem pedindo a intercessão de Irmã Benígna para eu resolver tudo que preciso e seguir seus exemplos. Dando meu testemunho para sua beatificação.É LINDA SUA HISTÓRIA, ESTOU LENDO O LIVRO. Acredito em sua intercessão junto a Jesus e a Nossa Senhora, também, nas orações de vocês.Amém.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui