Culpa desfeita

327

Desejar ouvir um pouco da Palavra de Deus sinaliza que estamos pensando na Eternidade. Diz a Bíblia: “Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus” (2Co 5.21, NTLH).

A primeira verdade desta frase é que “em Cristo não havia pecado”. Ele foi o único homem que viveu de mãos limpas. Ele não se contaminou com a mancha do pecado. Nasceu, viveu e morreu puro. Certa vez, Jesus virou-se para as pessoas e perguntou: “Qual de vocês pode provar que eu tenho algum pecado?” (Jo 8.46, NTLH). Se eu ou você nos atrevêssemos a dirigir esta mesma pergunta a pessoas em nosso derredor, certamente veríamos vários dedos apontados em nossa direção, denunciando falhas feias que já cometemos. É bom lembrar também que o público ao qual Jesus fez essa pergunta não era uma sociedade de amigos, mas sim um auditório hostil à sua pessoa e à sua pregação.

A segunda verdade é que “Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados”. Muitas vezes subestimamos o pecado, achando que é coisa de gravidade pouca. Mas Deus não faz vista grossa ao pecado. Para ele, pecado é coisa tenebrosa, trágica e triste. É tão sério, que para nos livrar das garras assassinas do pecado, Deus precisou mandar seu filho ao mundo, e seu filho precisou morrer na cruz para nos libertar de todo pecado. Quando você for tentado a achar que o pecado é coisa de somenos, olhe para a cruz de Cristo e contemple o sofrimento dele ali por sua causa.

Por fim, ensina a Palavra que devemos viver “em união com ele”. Se o significado desta expressão não for muito claro, o restante da frase se explica: “vivamos de acordo com a vontade de Deus”. A nova vida que o pecador recebe da cruz é marcada pela obediência a Deus, do mesmo modo que a vida do pecado era uma opção pela desobediência. A quem você está servindo: ao Pai? Ou ao pecado?

Pr. João Soares da Fonseca – [email protected]

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui