Este é o momento, prepara-te

303

Israel foi um jovem rebelde, cuja mãe foi uma senhora distinta, sábia e crente fiel. Certo dia Israel resolveu sair de casa em busca de novas aventuras. Caminhando estrada

afora se deparou com um homem carregando um grande feixe de lenha, sem, contudo, aquentá-lo. O jovem se aproximou do homem e ofereceu ajuda; porém aquele senhor a recusou.

Um pouco mais adiante Israel encontrou uma senhora a margem de um rio tentando tirar água com um balde sem fundo. Aproximou-se da mulher e aconselhou-a dizendo: “Minha senhora, troque este balde por um com fundo”. Aquela senhora asperamente retrucou: “Eu quero tirar água com este balde sem fundo, portanto não vou substituí-lo.

O jovem rapaz continuou a sua caminhada. Em seguida deparou com um menino sobre uma árvore frutífera, tirando frutas verdes, amadurecendo e maduras. “Por favor, tire somente as maduras”, disse Israel. O menino respondeu: “Quero tirar todos os tipos de frutas; e é isto que vou fazer!

Israel ficou confuso e preocupado por não entender as atitudes daquelas pessoas. Então resolveu voltar e narrar o ocorrido para a sua mãe, que certamente, com sua sabedoria que lhe era peculiar, teria uma explicação lógica para todos estes fatos.

Ao chegar em casa ele narrou o primeiro acontecimento à sua mãe: “Encontrei um homem carregando, sem poder, um grande feixe de lenha, ofereci minha ajuda, mas ele a recusou. Que explicação a senhora tem para este fato”? “Isto é o pecado, meu filho. O ser humano tem levado um volumoso fardo de pecados sobre a sua alma, mas não aceita a Jesus e nem a sua ajuda. Fique sabendo que Jesus é o único que pode perdoar os pecados do homem, mediante seu arrependimento sincero”. “Eis o cordeiro de Deus (Jesus Cristo) que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Israel continuou: “Encontrei uma senhora tirando água no rio com um balde sem fundo, e que não aceitou o meu conselho para substituí-lo. O que é isto minha mãe”? Ela disse: “Isto é o ser humano com o coração vazio, sem Cristo e sem salvação. Diariamente o homem tenta preencher tal vazio com muitas coisas: vícios, sexo, entretenimento, riquezas, religiões, mas continua vazio como um balde sem fundo, que não consegue reter as águas. Somente Cristo é capaz de preencher este vazio”. “… a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas (Jeremias 2: 13).

Prosseguindo, o jovem narrou o último acontecimento: “Encontrei um menino sobre uma árvore derrubando frutas verdes, amadurecendo e maduras, que não aceitou o meu conselho de só derrubar as frutas maduras. O que isto significa”? Sua mãe respondeu: “Isto é a morte, meu filho. Quando ela passa não escolhe idade; ela leva crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

“… prepara-te, ó Israel, para encontrares com o teu Deus” (Amós 4: 12).

Pr. Helio Cordeiro Volotão [email protected]

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui