Jovem, namorar ou ficar?

32

Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas… É daí que surge o “FICAR”.

O “FICAR” é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério. Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como “administrar seus relacionamentos”. Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens. Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo “FICAR”, como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas “o que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. Confira…

I – SAIBA QUEM VOCÊ É.

Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Ca 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO . 5:11-12).

II – PROCURE ENTENDER A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA.

Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao “FICAR” é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17). De um lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra.

Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedecer sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).

III – SAIBA SELECIONAR SUAS AMIZADES.

Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz. Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao “FICAR” é quanto a escolha de suas amizades ( PV 22:11). Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá com calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você. Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso…. faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mau. Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I JO 3:16 ). Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao “FICAR”. E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo. Portanto, esteja consciente de sempre ser “A PESSOA CERTA” e Deus também lhe fará encontrar ” A PESSOA CERTA” para aprofundar seu relacionamento ( SL 37:3-7 ).

Pastor Márcio Melo

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui