O acampamento do anjo

250

É ou não é um desafio encarar os sofrimentos da vida com uma perspectiva positiva? Dependendo do que tenhamos no coração, nossa atitude será ou de abatimento, de desânimo, quando não de blasfêmia ou rebelião contra Deus, ou, por outro lado, será de louvor e gratidão.

Quando Jó vivenciava o clímax de sua crise, a própria esposa deu-lhe um conselho até hoje polêmico: “Amaldiçoa o teu Deus e morre” (Jó 2.9b). Não deveríamos nos esquecer que Deus jamais prometeu colocar-nos numa redoma inacessível. Ao contrário, Ele sempre foi franco e deixou claro que a vida contraditoriamente tem espinhos e espinhas. Mas de uma coisa podemos ter certeza: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Sl 34.7).

Várias vezes no Antigo Testamento se faz referência a esse “Anjo do Senhor”, ou ainda “Anjo da Presença”, sem que tenhamos sua identificação exata. Pelas características desse personagem, porém, concluímos tratar–se do próprio Deus. É Deus mesmo, acampando-se ao nosso redor.

Enfatizemos isso: o anjo do Senhor, isto é, o Senhor mesmo está acampado. Ele não vem apenas fazer uma visita rápida, uma “visita de médico”, como costumamos dizer. Ele está acampado! Ele não vem apenas “passar um fim de semana conosco”. Ele está acampado! Ele não vem ficar conosco somente durante as férias escolares. Ele está acampado! Ele não vem correndo só para dar um alô telegráfico. Ele está acampado! Acampado, quer dizer, morando ao redor dos que o temem e desejam a sua companhia. É o mais perfeito esquema de segurança que se conhece. Sistema confiável, seguro; é proteção infalível.

Além disso, o salmista diz que o Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem… “Ao redor”, como se fosse uma muralha intransponível. Ele não deixa flanco descoberto. Não expõe vulnerabilidades. A cobertura do anjo é completa. Descanse e durma; você está seguro no acampamento do Anjo do Senhor!

Pr. João Soares da Fonseca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui