Palavra que Opera Mudanças

9

Em 1985, o Papa João Paulo II fez ruidosa visita a vários países da América Latina. Foi bem recebido em todos eles. Mas um episódio estranho ocorreu no Peru. Um líder do movimento indígena Tupac-Katari (quíchua), Ramiro Reynaga, juntamente com outros índios da região dos Andes, procurou o Papa e lhe entregou uma Bíblia com uma nota audaciosa:

“Decidimos aproveitar a visita do Papa para lhe devolver a sua Bíblia pois em cinco séculos ela não nos deu nem amor, nem paz, nem justiça. Por favor, leve sua Bíblia de volta e transfira-a aos nossos opressores, cujos corações e cérebros precisam mais dela, de seus preceitos morais”.

O evangelho é a esperança de transformação do indivíduo e da sociedade. Observe-se na explicação dos índios o que eles esperavam dos cristãos: “amor… paz… justiça”. Será que eles estão pedindo muito? Uma vida cristã que omita esses frutos não é digna do nome cristão. Se a nossa ética não produzir um mundo melhor, então ela não é bíblica.

Muitos leitores da Bíblia traçam um contraste entre Judas e Pedro. Ambos seguiram a Jesus. Tanto um como o outro ouviu a Palavra de Jesus. Os dois fracassaram no seu discipulado: um pela traição, o outro pela negação. E sorvendo a amargura da derrota, ambos saíram para a noite. Um para a noite do desespero, outro para um quebrantamento transformador. Quando Judas saiu da presença de Jesus, saiu sem a Palavra. Enquanto Pedro se lembrou da Palavra do Senhor, pois a Bíblia diz: “…então Pedro saindo dali, chorou amargamente” (Lc 22.61-62). A Palavra operou nele quebrantamento e transformação.

É impossível seguir a Cristo sem se aproximar de sua Palavra. Paulo disse que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus” (Rm 10.17). É incoerência sem tamanho identificar-se como cristão sem capitular diante da mensagem eterna da Palavra de Deus. Judas se perdeu porque não quis dar ouvidos a essa Palavra. E você? Que lugar ocupa a Bíblia em sua vida?

Pr. João Soares da Fonseca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui