Quem é Santo?

15

Talvez você já tenha ouvido a história do garoto que disse ao pastor: “Pastor, por que o senhor não convida o meu pai para vir morar aqui na igreja?”. O pastor perguntou por quê, e o garoto respondeu: “É porque aqui na igreja, o meu pai é um santo”.

Alguma vez na sua vida você já viu um santo? Já lhe apresentaram um? Como você acha que é um santo?

A Bíblia ensina que o santo não é um objeto manufaturado pela habilidade de um carpinteiro, ou de um oleiro ou de um escultor. É resultado da obra das mãos de Deus na vida de alguém! Se eu permitir que Deus modele a minha vida, então Ele me tornará um santo. Eu mesmo não conseguirei santificar-me; Deus é quem fará essa obra extraordinária dentro do meu coração. Ele é o agente, eu sou o paciente.

Na Bíblia, a palavra santo tem o sentido de ser separado. Mas… separado de quê? alguém poderia com razão indagar. Separado do trabalho? Da família? Não! Santo não é alguém que se isola, que se afasta do convívio social. Ninguém foi mais santo que Jesus, e, no entanto, a Bíblia diz que ele participava de refeições com as pessoas de má fama na sociedade, ao ponto de seus inimigos o acusarem: “Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!” (Mateus 18.19).

Santo é alguém que foi separado das corrupções do mundo, separado de todo e qualquer sentimento egoísta, de toda atitude mesquinha, interesseira, leviana e carnal. Santo é aquele põe o Reino de Deus em primeiro lugar. Não apenas a sua alma estará separada do pecado, mas igualmente o seu corpo. Por isso, o santo se distancia da bebida, do adultério, da imoralidade, da mentira, da cobiça… e do que mais entristecer o coração de Deus.

Por que se santificar? Porque Deus ordena: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pedro 1.16). Será que precisamos de razão maior?

Você pode (e deve) ser um santo. Como? Pondo-se AGO-RA nas mãos de Deus. Permita que Ele torne você um santo!

Pr. João Soares da Fonseca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui