Um amigo que é amigo fala de Jesus!

49

Neste último trimestre de 2016 nossa igreja escolheu como ênfase o tema Proclamação. Na vida cristã é esperado que o crente proclame o Evangelho. Mesmo não sendo orador ou evangelista, ele pode proclamar. As atitudes, por exemplo, são uma forma de proclamar. Assim como testemunhar sobre como o Evangelho ajuda a resolver as questões do cotidiano. Há quem afirme que 90% das pessoas, que são levadas a frequentar uma igreja por um amigo, lá permanecem. Convite é outra maneira de proclamação pessoal.

Uma das formas mais eficazes do crente comum evangelizar é fazer amizades autênticas e dar atenção a elas. A narrativa de João 4.4-39 mostra como Jesus estabelece amizade com uma mulher samaritana à beira de um poço, permitindo com isso que ela e muitos samaritanos conhecessem a salvação em Cristo Jesus. Dessa narrativa, aprendemos quatro pontos que podem nos ajudar a proclamar o Evangelho através de amizades:

Esteja disponível. Dê prioridade para os outros (João 4.4-6). Apesar de cansado, e com sede, Jesus se mostrou interessado em falar com a mulher.

Estabeleça um ponto comum ou um contraste (João 4.7-9). Jesus buscava água, e a mulher também. A sede era o ponto comum entre ambos. O contraste é que ela possuía um utensílio para pegar água, e ele, não. Tudo isso foi usado como motivo para o diálogo.

Não discrimine; aceite as pessoas como são. Apesar de culturalmente separados Jesus ignora a barreira e estabelece a conversa com a samaritana.

Revele-se gradualmente (João 4.10). A conversa se inicia com a sede e com a água do poço, passa pela vida familiar, pela revelação de quem era Jesus e chega ao tema da salvação, a Água da Vida.

Nosso desejo é que nesse trimestre possamos ser, como igreja e individualmente, mais sensíveis à proclamação do Evangelho. Se algo nos impede de fazer isso, vale tentar saber o porquê e mudar. Proclamar deve ser mais uma questão de atitude do que de planejamento. As oportunidades estão ao nosso alcance. Amizade verdadeira nutre a vida espiritual. O que você tem para proclamar? Faça amizades e cultive-as. Um amigo que é amigo fala de Jesus!

Lincoln A. A. Oliveira 1º Vice Presidente da PIBRJ

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui