Sem dinheiro e sem preço

105

Quando o texano A. Ben Oliver era missionário no Sul do Brasil, ele publicou um livro em 1942, inédito em português, chamado A Construção dos Batistas no Brasil, registrando muito das impressões e memórias do campo missionário. Conta ele:

“Em Laguna, cidade portuária do Estado de Santa Catarina, ouvi a seguinte história, do que havia acontecido uns cinco minutos antes, nas escadas da Catedral católica, a apenas uns cinquenta metros de onde eu estava sentado.

Uma senhora maltrapilha, descalça, cansada e triste, arrastara-se por cerca de cinco quilômetros até a igreja, trazendo, para ser batizado, o seu bebê que estava às portas da morte. Evidentemente ela sabia das atividades mercenárias do homem da religião vestido de preto, porque trouxera consigo todo o dinheiro que conseguira juntar, cerca de 6.700 réis (cerca de 34 centavos de dólar, em 1942). Talvez ela estivesse contando com alguma compaixão da parte dele, mas se enganou. O preço estipulado para batismo – informou ele a ela com indignação – era de dez mil réis (cerca de 50 centavos), e que não deixaria por menos. Desesperada, esgotados os seus recursos, ela não sabia a quem apelar em sua perplexidade. Enquanto esperava, a criança morreu em seus braços.

Nós sabemos que a criança não precisava de uns poucos pingos d’água que o sacerdote borrifaria em sua cabeça. Mesmo assim, nós nos revoltamos contra um sistema de comércio que não apenas cria dependência mas também se recusa a cumprir o que promete. O Evangelho do Senhor Jesus é a única resposta às necessidades desta gente” (OLIVER, A. Ben. Baptists Building in Brazil, p. 55).

Pelos lábios de Isaías, o Senhor convida Israel a ser salvo: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55.1). Anunciemos, também nós, a graça do Senhor Jesus!

Pr. João Soares da Fonseca – [email protected]

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui