É ASSIM QUE SE FALA

109

dicas_portuguesUm erro muito comum que as pessoas cometem, talvez sem perceber, ou porque não foram orientadas, é falar CONOSCO MESMOS…CONOSCO TODOS…CONVOSCO OUTROS…
Os pronomes oblíquos tônicos CONOSCO e CONVOSCO devem ser substituídos por COM NÓS e COM VÓS quando vêm seguidos por palavras enfáticas como ambos, outros, mesmos, todos, próprios, por um numeral ou por uma frase que se refira ao pronome nós.
Os exemplos esclarecem as afirmativas: Ele saiu COM NÓS todos. / COM VÓS outros isso nunca aconteceu. / É bom ter cuidado COM NÓS mesmos. / COM NÓS todos isso já aconteceu. / Ele ficou COM NÓS dois na sala. / COM NÓS, que somos tricolores, isso nunca acontecerá…
QUAL É O CERTO?
1.a) Fernanda mora à rua São Pedro, 58. b) Fernanda mora na Rua São Pedro, 58
2.a) Ele construiu duas casas germinadas. b) Ele construiu duas casas geminadas.
3.a) Ele comeu quinhentas gramas no almoço. b) Ele comeu quinhentos gramas no almoço.
4.a) No hospital nasceram dois irmãos xipófagos. b) No hospital nasceram dois irmãos xifópagos.
5.a) Houve muitos discursos na reunião. b) Houveram muitos discursos na reunião.
RESPOSTAS COMENTADAS
1.b – Quem mora, mora EM algum lugar. O verbo morar exige a preposição EM, que, unindo-se ao artigo A, forma a contração NA. A palavra rua deve ser escrita com inicial maiúscula, quando se refere a nome de logradouro (Rua, Praça, Avenida, Travessa). Assim, a frase correta é: Fernanda mora na Rua São Pedro, 58.
2.b – A palavra GEMINADA vem de gêmeos e se refere a casa construída parede-meia com outra, isto é, unidas pela mesma parede. A palavra GERMINADA vem de germinar, nascer, originar. O certo é: Ele construiu duas casas GEMINADAS.
3.b – Se ele comeu QUINHENTAS GRAMAS, estava na realidade pastando… Se ele estava almoçando, comeu QUINHENTOS GRAMAS. A grama = o vegetal; o grama = unidade de peso.
4.b – A palavra certa é XIFÓPAGOS e não xipófagos, como é comum se ouvir.
5.a – O verbo HAVER, quando significa existir, ocorre ou acontecer é verbo impessoal. Por isso, não tem plural.
Só é usado na terceira pessoa do singular: Haverá muitas decepções após as eleições… / Havia muitas pessoas na reunião. / Houve várias reclamações do público.

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Prezado Professor Ilvece,
    Deixe-me parabenizá-lo pela sua coluna “É assim que se fala”, sou torcedor acérrimo do Brasil por todos seus cantos e sua cultura, sou professor de línguas, peruano; morei por muitos anos nesse maravilhoso país, hoje tento mostrar-me como um cartão postal dessa formosa terra; é importante valorizar a língua portuguesa, e criar consciência no povo para a preservação dum recurso natural que é a nossa expressão cotidiana e lutar por um lexico aturado para educar com base e expressar-mos cada vez melhor.
    Gostei do seu jeito simples e didático para explicar a gramática e acredito,desde aqui um pouco longe talvez que sua obra é formosa e deveria ter um portal de assinatura para poder receber pelo menos cada 15 dias via internet (email) uma dose do seu elevado conhecimento, em favor de todos aqueles que procuram uma linguagem clara e objetiva.
    Deixo meus sinceros votos de muitos exitos e conquistas.

    Seu Amigo, desde Lima-Perú

    Ricardo Peruano.

  2. Olá, Ricardo Peruano!
    Estive viajando por um bom tempo e só agora deparei-me com seu belo comentário. Fico muito lisonjeado com suas palavras elogiosas. São atitudes assim que me animam a continuar. Tenho um livro – Dicas de Português – com mais de 1.400 dicas sobre vários assuntos do falar diário. Se quiser entrar em contato, meu endereço é: [email protected].
    Um abraço, amigo.

  3. Uma terra de tantos políticos importantes no quadro do nosso Brasil, pena, que nenhum deles da se quer, uma olhadinha em sua terra natal. A rodovia federal que corta a cidade está um lixo, toda cheia de buracos e remendos, o cemitério, o atual gestor deu uma rebocada com cal para dizer que fez uma reforma, as ruas de Manhuaçú estão buraco e lixo puro. Isso, sem falar que estão deixando morrer os costumes e a cultura, como por exemplo, o carnaval. Praças, estas estão simplesmente entregues a sorte, algumas nem limpeza se faz. Gostaria de lembrar a todos os políticos que a terra natal é seu cartão postal no cenário político. Que DEUS dê forças, sabedoria e vergonha na cara de cada um de vocês! Meus pais são filhos de Manhuaçú, eles faleceram, mas, tenho parentes aqui e por isso continuo a freqüentar a cidade que meu pai dizia ser o melhor lugar do mundo para se viver.

  4. muito obrigada professor,é muito bom ter uma resposta correta quando surge a dúvida,e saber que o senhor deixa tudo bem explicadinho parabéns pelo seu trabalho é muito importante e faz toda a diferença!!!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui