Novela das casas próprias em Manhuaçu, entrará no 7º ano

292

Prefeitos receberam homenagem da Secretária de Direitos Humanos

Trinta e três municípios mineiros que não registraram homicídios nos últimos dez anos foram premiados na noite desta quinta-feira (10). Os prefeitos foram homenageados pelo governo estadual na Assembleia Legislativa de Minas gerais (ALM), em Belo Horizonte. Foi uma premiação inédita, no campo dos direitos humanos.

Os municípios com índice zero de homicídios nos últimos dez anos são: Alto Caparaó, Arantina, Belmiro Braga, Capela Nova, Caranaíba, Carrancas, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Congonhal, Dom Viçoso, Douradoquara, Fama, Gonçalves, Grupiara, Ibituruna, Ingaí, Itambé do Mato Dentro, Madre de Deus de Minas, Maripá de Minas, Minduri, Olímpio Noronha, Paiva, Passabém, Pequeri, Rio Doce, Rochedo de Minas, Santana do Garambéu, Santo Antônio do Rio Abaixo, São João da Mata, Senhora dos Remédios, Serranos, Turvolândia e Itamarati de Minas.

Segundo o secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, a inspiração para a condecoração foi a cidade de Rio Doce, na Zona da Mata, onde em 50 anos não houve nenhum registro de assassinato.

Para identificar os municípios, a secretaria usou estatísticas das polícias Civil, Militar e também informações do Datasus, que registra os atendimentos feitos pelo sistema público de saúde.

Além do certificado, cada um dos prefeitos recebeu um livro como prêmio simbólico para incrementar ou dar inicio a uma biblioteca pública.

A premiação tem apoio da TV Globo Minas e marcou o lançamento da música “Refugiados”, de Lô Borges, com participação de diversos artistas. Ela será tema de uma série de ações voltadas para imigrantes e refugiados, como a criação de um centro para abrigar vítimas de calamidades e de refugiados de guerra.

Novela das casas próprias em Manhuaçu, entrará no 7º ano

O último debate sobre o problema ocorreu em Manhuaçu no dia 11/09/2015 com a participação da Comissão de Participação Popular.

Dezenas de reuniões e Audiência Pública e nada resolvido. É incrível como as coisas para beneficiar as pessoas carentes se arrastam, em Manhuaçu, desde a sua implantação em 2009 o problema vem se arrastando, as obras começaram e curiosamente foram paralisadas e até hoje ninguém sabe o que rolou de verdade nestas negociações de Caixa Econômica, empresários do ramo de construção civil. O povo reclama, as autoridades fazem reuniões e dizem ter resolvido os problemas e nada, são dezenas de reuniões sem solução. Como no Brasil está difícil encontrar uma obra sem superfaturamento e corrupção, está cada dia mais distante de solucionar o problema.

“Não pode virar moda uma empresa assumir um compromisso e abandoná-lo”, disse o deputado federal Padre João (PT-MG). Ele questionou a opção da prefeitura de submeter à nova análise outro projeto para o Minha Casa Minha Vida. Ele explicou que, quando se vincula um novo projeto ao inicial, todos os procedimentos precisam passar novamente pelo crivo do Ministério das Cidades, responsável pelo programa, e da CEF.

Foi gasto bastante dinheiro nas obras inacabadas, não entendo como a prefeitura e o Ministério Público ainda não tomaram uma decisão mais eficiente e cada dia que passa mais prejuízo são contabilizados, até ficar inviável a retomada da obra.

É um tremendo jogo de empurra que ninguém entende, o deputado Rogério Correia (PT) cobrou que o destrato feito entre a Alfa Imóveis e a CEF seja minuciosamente analisado. “É estranho a Caixa simplesmente aceitar o destrato, sabendo que isso traria grandes prejuízos à população”, afirmou. O parlamentar

Em Defesa do Consumidor [email protected]

A garantia estendida nada mais é do que um seguro não obrigatório que pode ser contratado pelo consumidor, em regra, no ato da compra do produto. Segundo Átila A. Nunes coordenador do serviço Em defesa do Consumidor.com.br a principal vantagem da garantia estendida é poder utilizá-la quando o produto apresenta defeito após o término da garantia legal e da contratual. “O consumidor deve exigir a cópia do contrato e ler atentamente antes de assiná-lo. É importante verificar o tempo de duração da garantia e limites ou não da cobertura”, lembra.

Vale lembrar que muitas lojas empurram a garantia estendida ao consumidor em troca de promoções. É a famosa venda casada. “Quando isso ocorrer o consumidor deve fazer jus ao seu direito de escolha e não adquirir o produto, denunciando, posteriormente, aos órgãos de proteção do consumidor”, conclui.

Aumento dos remédios, contando ninguém acredita!

Que os preços dos medicamentos aumentaram, disso não há dúvida. Este mês, o consumidor teve aumentos de até 20%. Explicações? Os preços aumentaram porque os laboratórios reduziram os descontos para as farmácias. E estas, por isto, desistiram de dar descontos aos consumidores. A culpa, segundo os fabricantes de remédios, é da alta do dólar, que atinge os custos de produção. Quem compra remédios regularmente, encontrava abatimentos de mais de 50% há até algumas semanas. Genéricos, então, podiam chegar a 70% de desconto. O desaparecimento dos descontos nos medicamentos aconteceu nos últimos dois meses. Genéricos sempre custaram a metade, até mesmo porque, por lei, os genéricos devem ser pelo menos 35% mais baratos que os medicamentos de marca. O dado surpreendente, contudo, é que o consumidor, diante da alta dos preços dos medicamentos, tomou a inacreditável decisão de ingerir quantidades menores às indicadas pelo seu médico. Na alimentação, pode-se até trocar a carne de primeira pela carne de segunda. Ao ver os preços dos genéricos dispararem, a saída foi ingerir menos comprimidos, menos gotas… Contando, ninguém acredita.

Datafolha: 68% dos brasileiros não veem melhoras após 13 anos de PT

Crise e escândalos de corrupção neutralizaram percepção sobre ganho de renda

Presidente Dilma Rousseff em conversa com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, sobre processo de impeachment – Agência O Globo / Michel Filho

Pesquisa divulgada neste sábado pelo Datafolha mostra que apenas 31% dos brasileiros acham que sua vida melhorou após 13 anos de governo do PT. Para 68% não houve melhora significativa: 26% alegaram que a situação, inclusive, piorou, e 42% consideraram que ela ficou igual.

No período de PT no poder, todas as faixas sociais tiveram aumento de renda. Os 10% mais pobres passaram a ganhar 129% mais. Entre os 10% mais ricos, o aumento real da renda (acima da inflação) foi de 32%.

Segundo analistas ouvidos pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o conjunto crise econômica aguda, denúncias de corrupção, prisões de petistas e fragilidade política levou à queda no prestígio do PT captada pela pesquisa. Isso ocorreu mesmo com o ganho social que o partido promoveu, comparável ao dos países europeus que optaram pela social-democracia após a Segunda Guerra Mundial.

Só 24% veem o partido na Presidência como algo ótimo/bom. Para 35%, a legenda na presidência é “ruim ou péssima”. Para 40%, é regular. A pesquisa foi feita com 3.541 entrevistados em 185 municípios nos dias 25 e 26 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Domingo 13 foi dia de protesto em todo o Brasil contra Dilma

A situação política é um pouco complexa, em qualquer circunstância de um governo, sempre vai ter alguém apoiando, mas sem as paixões políticas uma análise séria sobre o governo do PT irá encontrar uma maioria absoluta que deseja o fim desse governo.

Para essa análise é bem simples, verifiquem os principais nomes do PT e verá que eles estão condenados e presos, outro fato desagradável é o grande desvio de dinheiro executado por políticos com cargos públicos do PT. O que mais está afetando a credibilidade do governo, são as gravações, as provas incontestáveis e o andamento do processo da Lava Jato.

Antigamente tinha uma propaganda que dizia, ou nós acabamos com as formigas, ou as formigas acabam com o Brasil. Hoje podemos dizer: ou nós acabamos com os criminosos do PT, ou os criminosos do PT acabam com o Brasil. É o sentimento da maioria do povo brasileiro

Por mais transparência em Minas

Com um projeto intitulado “Ranking Nacional dos Portais de Transparência”, lançado esta semana, o Ministério Público Federal (MPF) avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios nos 27 estados brasileiros, entre eles os 853 mineiros. O ranking levou em conta o cumprimento das leis que obrigam os entes federados a disponibilizar informações, em tempo real, da sua execução orçamentária e financeira. Dos 853 municípios mineiros, numa escala de cumprimento da legislação de zero a 10 sob os aspectos legais e boas práticas de transparência e com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), ninguém obteve nota máxima no ranking, e mais de 100 tiveram nota zero em transparência. O mais bem classificado do Estado foi Santana do Paraíso, no Vale do Aço, cuja nota foi 8,9; seguido de Alpercata, no Vale do Rio Doce, em segundo lugar, com apenas um décimo de diferença: nota 8,8; e Juiz de Fora, da região da Zona da Mata, na terceira colocação, com 8,6. Belo Horizonte vem em quinto lugar, com nota 8,2.

Após governo rever corte, TSE diz que eleição de 2016 será eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na quinta-feira (10), por meio de nota, que o governo federal revisou parte do bloqueio de R$ 428 milhões que faria no orçamento da Justiça Eleitoral, prometendo liberar R$ 267 milhões que, inicialmente, seriam contingenciados. Com isso, a Corte eleitoral afirmou que será viabilizada a realização das eleições de 2016 com voto eletrônico.

O bloqueio atingiria os orçamentos do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Justiça Federal, da Justiça Militar da União, da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho, da Justiça do Distrito Federal e Territórios e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No fim de outubro, uma portaria assinada pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, advertiu que o contingenciamento determinado pelo Executivo nos tribunais superiores inviabilizaria o voto eletrônico.

Governo declara emergência em saúde por casos de microcefalia

O Ministério da Saúde afirmou, em coletiva de imprensa, que está investigando o aumento de casos de microcefalia no Nordeste. Trata-se de uma anomalia caracterizada por um crânio de tamanho menor que o a média. O ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa da situação. “Todas as hipóteses estão sendo avaliadas”, disse o ministro.

O ministério foi acionado pela Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco, que observou o aumento drástico da anomalia nos últimos quatro meses. Foram identificados 141 casos em recém–nascidos em 44 municípios de Pernambuco este ano.

Material escolar deverá ficar 10% mais caro em média em 2016

O material escolar deve ficar, em média, 10% mais caro em 2016, segundo previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). A associação prevê que produtos fabricados no país, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter aumento de até 12% e que os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos, subirão de 20% a 30%.

Segundo a Abfiae, nos últimos 12 meses os itens de material escolar subiram, em média, 10% e a expectativa é que esse percentual se mantenha no ano que vem. A desvalorização do real, o aumento dos insumos e da mão de obra contribuem para o aumento. “O aumento será maior do que o dos anos anteriores, que tem ficado ligeiramente abaixo da inflação. Este ano será acima por causa da desvalorização do câmbio, que tem impacto em toda a cadeia produtiva”, diz o presidente da associação, Rubens Passos.

Segundo ele, tanto os importadores quanto a indústria nacional sentirão o impacto. A estimativa de redução nas vendas é 5% a 10% em relação a 2014.

Diante desse cenário, o presidente da associação recomenda aos pais e responsáveis que pesquisem bastante antes de comprar o material e que antecipem as compras. “Muitos lojistas compraram produtos no primeiro semestre deste ano ainda sem o aumento dos preços que ocorreu a partir de julho. Esses lojistas não sofreram com os aumentos e estão com preço médio melhor. Quanto mais conseguirem antecipar as compras, terão preços menor”, explica.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui