Preconceito… Entulho e o meio ambiente…

234

Preconceito

Segundo especialistas, todo mundo tem preconceitos. O problema é não enxergá-los, deixar de superá-los e permitir que se tornem atitudes criminosas. Aprenda a reconhecer os seus. Estabelecer um conceito sobre algo antes mesmo de conhecer o assunto a fundo é uma defesa do ser humano contra experiências potencialmente arriscadas, sejam quais forem. Mas, ao contrário da impressão geral, preconceito e discriminação não são sinônimos. O preconceito tem a ver com ideias que temos sobre alguma coisa, concebidas no nosso imaginário a partir do que aprendemos na escola, da forma de criação, formação cultural, entre outros fatores. Já discriminação é agir de acordo com esse conceito pré-con-cebido em sua mente. “A discriminação é o preconceito em prática. Quando suas ideias viram atitude ou você usa uma característica, muitas vezes arbitrária, para definir a forma de tratamento que dá a alguém”, explica o diretor do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS).

Raça ou Etnia? Há uma grande controvérsia em torno deste tema. O termo raça referindo-se a humanos está abo-lido? Posso falar em raça negra sem ser tachado de atrasa-do? Enfim, eu pertenço a uma raça ou a uma etnia? Com este artigo pretendemos fomentar o debate e agraciá-lo com nossa opinião. Raça, bem, não iremos nos deter muito ao surgimento da distinção dos seres-humanos por raças. Esta foi uma construção histórica para subjugar e justificar tal dominação das “raças superiores”. No entanto esse concei-to, biologicamente, deixou de existir a partir da metade do séc. XX. O termo etnia surgiu como alternativa para a lacuna que foi deixada. Etnia Derivado da palavra grega eth-nos (povo), etnia é um grupo de pessoas que se diferenciam das demais por afinidades culturais, históricas, lingüísticas, morfológicas…“Uma etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral co-mum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente em um lugar.

Coma vegetais e prolonga sua vida

Não é novidade para os estudiosos o bem que faz o consumo de vegetais, especialista afirma que o caminho da longevidade passa pela feira ou supermercado e a receita é muito simples – aumentar o consumo de vegetais.

E quer saber, não adianta torcer o nariz para a salada que antecede as refeições ou aquela fruta
servida no lugar da esperada sobremesa com chocolate. Os vegetais, e isso inclui frutas, verduras
e legumes, ainda são as melhores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais para me-lhorar o bom funcionamento do organismo. Para se ter uma ideia da importância deles em nossas mesas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana da Saúde (Opas) concluíram que, pelo menos, 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser adiadas, ou mesmo evitadas, se as pessoas adotassem posturas mais saudáveis diante da vida, entre elas o consumo de, no mínimo, cinco porções (ou 400 gramas) dessa categoria de alimentos.

Desperdício de alimentos

Dizem que as comidas que sobram nas casas, fal-tam em muitas mesas de brasileiros? O Brasil é um produtor mundial de alimentos produzindo a mais do que necessita para alimentar a sua população.

De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada. Toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar. A maior parte do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva. Comida é o que não falta, o que falta é o interesse dos produtores em doar parte dos alimentos que podem ser aproveitados. E nós também bem podemos ajudar e além de combater o desperdício ire-mos economizar. Você pode usar os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos. Os talos do agrião contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções, refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão. E com as cascas das frutas, como goiaba, abacaxi, etc., você pode preparar sucos batendo-as no liquidificador, este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

Copa do Mundo, clima de desanimo ou animação?

Por conta da atual situação do país, violência, corrupção as manifestações e principalmente o superfaturamento dos estádios de futebol, no famoso padrão Fifa. É verdade que somados isso tudo o brilho da copa não será o que todos es-peravam e principalmente por acontecer em um ano eleitoral e nossos políticos deixaram muito a desejar, priorizando a copa e deixando faltar na saúde, educação, transportes, moradias e saneamento básico. É verdade, é verdade sim, por conta do futebol brasileiro, a maior paixão do nosso povo, que encontra nas partidas de futebol sua maneira de descarregar as energias e de extravasar um pouco suas desilusões.

Pensando em justiça

Para que serve o Ministério da Justiça? Para investigar e punir os opositores, disse um interlocutor, você acha que um ministro nomeado por um presidente vai investigar a política de quem o nomeou?
O dia que a sociedade evoluir, estes cargos serão ocupados por pessoas honradas e sem ligação com partido a ou b. Se nosso regime continuar fali-do, como ficará se chegar ao poder uma facção criminosa?

Todas estas pessoas presas no presídio da Papuda em Brasília, talvez sirva para uma reflexão. Pensando assim, parece que tudo seria mil maravilhas, mas veja bem o Mi-nistério Público não é um cargo político, e nem por isso fun-ciona como deveria. Pensar em direito penal, convivência harmoniosa em sociedade. Pensar em uma solução é utopia.
Aplicabilidade da pena funciona muito bem quando se aplica a terceiros, mas quando o problema atinge os donos do poder, os magistrados, os promotores, fica difícil cortar na própria carne e aí prolifera a corrupção.

Para você pensar: se as famílias que recebem Bolsa Fa-mília não pudessem votar, você acha que o governo daria o peixe ou a vara de pescar?

Já passa da hora de dar comando totalmente apolítico ao Ministério da Justiça, num país de tantas maracutaias, violência, tantos desvios, de enormes e contundentes propinas, de muitos assaltos aos bens públicos, falta de responsabilidade dos políticos eleitos, de tantas proezas deletérias de advogados e juízes, devemos atingir o tendão de Aquiles deste colosso Brasil.

Entulho e o meio ambiente

Há algum tempo atrás vem sendo jogado entulho as mar-gens da BR 262 é um verdadeiro crime ambiental, descaso com natureza e com os moradores de Manhuaçu. Além de ser uma péssima reputação para a entrada da cidade que já não é das melhores. Pode causar poluição ao meio am-biente deixando as pessoas indignadas pelo péssimo serviço que vem sendo feito em toda Manhuaçu, pois esse é apenas mais um problema a ser resolvido por parte da prefeitura do município.

Aconteceu no dia 09/04 na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho uma apresentação teatral para algumas turmas da escola, a peça foi dirigida pelo SISI e FIE-MG com o intuito de despertar interesse dos alunos para a cultura e a arte , a apresentação ocorreu na quadra da escola e foi assistida também por alguns professores. Quero parabenizá – los pelo trabalho de incentivo e foi um momento de descontração.

Nos arredores de Manhuaçu, nas margens das principais estradas de acesso, cada vez mais vem aumentando a quantidade de entulho lançado de forma irregular. Ao iniciar uma construção as pessoas não levam em conta o cuidado com a destinação correta dos dejetos gerados pelos empreendimentos. Esta ação provoca problemas sérios que são os impactos ambientais trazendo danos à natureza e ao aspecto visual dos lugares onde está a prática.

América Latinha vai de mal a pior

O presidente Maduro da Venezuela, que estão mais verde do que imagina, mandou prender 243 jovens que ele acusa de terrorismo.
No Chile foi só a nova presidenta Michelle Bachelet anunciar reformas na educação que 80 mil estudantes foram para as ruas de Santiago protestar.
No Rio de Janeiro no Brasil, a coisa está pegando fogo, quebra quebra geral.

Em Durandé ex-prefeito e Vereadora explicam ação contra eles

“Foi ajuizada uma ação civil pública, sob suposta imputação de cometimento de ato de improbidade administrativa, consistente na suposta ausência de alguns equipamentos adquiridos no exercício financeiro de 2008 por força de convênio firmado entre a municipalidade e o Ministério da Saúde, cuja execução, salvo melhor juízo, deu-se nos meados de julho/ agosto de 2008”. O ex-prefeito de Durandé, Hélio de Paiva Coelho, e vereadora Sirlei Guerra de Paiva, falaram sobre a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal, divulgada na semana passada. Os dois emitiram uma nota a fim de prestar esclarecimentos e dar uma satisfação à comunidade de Durandé. O ex-prefeito e a ex-secretaria municipal de saúde ofereceram defesa preliminar, “culminando com o ato judicial de recebimento da referida Ação Civil Pública, dentro do rito procedimental própria da lei Federal n. 8429/92”. Ou seja, agora é que foram citados para “exercerem suas regulares garantias constitucionais do contraditório, ampla defesa e devido processo, onde poderão oferecer contestação devidamente instruída com todo meio de provas, e, no curso do certame processual, instruir o processo com o fito de restarem pro-vado ausência de culpa grave, dolo e ou má-fé”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui