PT divulga calendário… Comunicado ao Povo de Manhuaçu

308

PT divulga calendário para escolha de candidaturas em Manhuaçu

Em nota, a Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Manhuaçu anunciou esta semana o Calendário para indicação, impugnação e aprovação das candidaturas às eleições de vereadores, prefeito e vice-prefeito (proporcionais e majoritárias) em 2012. Até o final de abril, os interessados em disputar a prévia do partido deverão estar inscritos. A medida é baseada no regulamento que foi aprovado pelo Diretório Nacional e alterado pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores. Segundo a nota, assinada pela Presidente Dorca Pires Carvalho Vidal, o calendário é fruto do debate amplo e democrático com todos os segmentos que integram o Partido dos Trabalhadores no município de Manhuaçu.

Governador lança projeto de construção do Hospital Regional de Valadares

O governador Antonio Anastasia lançou, na sexta-feira (24), em Governador Valadares (Vale do Rio Doce), o projeto de construção de um Hospital Regional que vai contar com investimentos de cerca de R$ 80 milhões e terá capacidade para atender a população de 85 municípios da região, estimada em 1,5 milhão habitantes. O anúncio do empreendimento resgata compromisso de Anastasia em seu plano de governo, que prevê a construção e o fortalecimento de hospitais regionais para casos de alta complexidade em municípios polo do Estado.

Lei da Ficha Limpa também no Poder Executivo

Estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais deste ano, o Congresso Nacional trabalha agora para que ela seja aplicada também a cargos do Poder Executivo. Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição (PEC) pela qual as pessoas consideradas inelegíveis segundo os critérios desta lei também sejam impedidas de assumir postos em ministérios, secretarias estaduais ou prefeituras, bem como cargos de chefia em órgãos da administração direta.

A PEC, de autoria do deputado Sandro Alex (PPS-PR), visa evitar que políticos que ficariam fora da vida pública por meio de cargos eletivos sejam acomodados no Poder Executivo em função das alianças partidárias. Segundo o deputado, hoje, há candidatos ficha suja ganhando como prêmio de consolação cargos mais importantes no Executivo.

“A população exige que, para os cargos do Executivo, sejam cumpridos os mesmos princípios da moralidade e probidade exigidos para os cargos eletivos”, completa Alex, cuja proposta também impede os ficha-suja de assumir cargos de confiança ou funções comissionadas, que são exercidas por funcionários efetivos.

O assunto é tratado pelo governo federal. Segundo a Controladoria Geral da União, há um debate em andamento envolvendo a Casa Civil, o Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União, além da própria CGU. A assessoria da CGU informou, porém, que ainda não há uma definição sobre a proposta.

A ideia já conta com apoio de parlamentares da base aliada do governo. É o caso do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que foi um dos maiores defensores da Ficha Limpa no Congresso. “Se a presidenta (Dilma Rousseff), amanhã ou nos próximos dias, disser que vale também no Executivo, que só pode assumir quem tem ficha limpa e capacidade para o cargo, seria fantástico”, disse Simon, após saber da decisão do Supremo pela constitucionalidade da lei. Na Câmara, mais de 200 deputados, entre oposicionistas e governistas, apoiaram e assinaram a PEC de Sandro Alex.

Entre os oposicionistas, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foi o primeiro a cobrar que governadores, prefeitos e a presidente Dilma adotem os critérios da Lei da Ficha Limpa para nomear seus subordinados. “O exemplo da lei, aprovada no Legislativo e agora declarada constitucional pelo Supremo, tem que ser seguido pelo Executivo. Aí vamos conseguir construir uma política mais republicana”, afirmou Randolfe.

A Lei da Ficha Limpa teve iniciativa popular e foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, alguns meses antes das eleições gerais daquele ano. Diversos candidatos eleitos não tomaram posse em 2011 com base nos artigos da lei que consideram inelegíveis aqueles que foram condenados por órgão colegiado (segunda instância) por crimes hediondos, crimes contra o patrimônio público e improbidade administrativa, entre outros.

Agora começa para valer as articulações

Todos estavam aguardando passar o carnaval para dar início  nas articulações partidárias com vistas as eleições de 2012, em Manhuaçu apesar  do grande alarde as candidaturas continuam em banho-maria, alguns se enveredam por caminhos tortuosos querendo abraçar dois senhores, não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo, as vezes para ganhar é precioso perder alguns apoios, é preciso ouvir os ruídos das ruas e perceber quem o povo quer ver longe do poder., mas se não quiserem acreditar esperem o resultado das urnas, será a luta da impopularidade X popularidade. Senhores eleitores comecem a construir um futuro melhor para Manhuaçu.

Manhuaçu pode ser beneficiado com 30 km de asfalto

O presidente do Democrata de Manhuaçu não deu bobeira aproveitando o prestígio do deputado Lael Varella e também do Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles, ambos do Democrata.

“Caro amigo Carlos Melles.

Conforme conversamos por telefone seguem nossas reivindicações quanto ao projeto Caminho de Minas.

DIRETRIZ: Manhuaçu Contorno REGIÃO: Zona da Mata EXTENSÃO: 8Km  POPULAÇÂO: 80.000
DIRETRIZ: Manhuaçu Palmeiras REGIÃO: Zona da Mata EXTENSÃO: 22Km  POPULAÇÂO: 30.000

São obras importantes para o desenvolvimento da cidade e do município de Manhuaçu. Conto com o empenho do amigo.

Wilson Guimarães Pacheco (Tuca)”

Em resposta a secretária do gabinete Laiz Terezinha informou que a solicitação já se encontra com a chefia de gabinete da SETOP para o devido encaminhamento o mais breve possível.

Comunicado ao povo de Manhuaçu

Em conversa com  o Secretário de Obras Carlos Melles semana passada ficou acertado que iremos juntos até o DEOP (Departamento de Obras Públicas) para ver o andamento licitatório para o término das obras do aeroporto em Santo Amaro (Manhuaçu)e ficou marcado para princípio de março uma visita a companhia área TRIP  para mostrar as novas reformulações que o aeroporto precisa, e é  de interesse  da companhia conhecer todas as medidas de segurança que foram requisitadas no  último projeto e também recebi com  muita alegria a  resposta do secretário Carlos Melles sobre o pedido que lhe havia feito quanto ao asfaltamento de Palmeiras e o contorno  que irá ligar o bairro Matinha ao Clube do Cavalo (Ponte da Aldeia) passando atrás das torres de rádio  e TV de Manhuaçu, fiquei indignado ao saber que o projeto estava no final e não vi nenhum deputado empenhado em reivindicar nada para Manhuaçu, foi-me oferecido esse projeto pelo próprio secretário de obras, agora começam a chegar os deputados procurando aparecer por ser um ano eleitoral, mas o deputado Lael Varella  tem me dado muita força e esperança  de que Manhuaçu vai receber as obras que tanto merece e eu   quero falar ao povo de Manhuaçu   que  nasci  e moro aqui até hoje  e desafio  qualquer  pessoa que possa amar essa cidade mais do que eu, o que peço ao governo não peço só por mim, mas por todo o povo que ama Manhuaçu. Tuca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui