A mala da sua vida

259

Cada um tem uma mala na sua vida. Não se trata aqui de falarmos ou decidirmos se é uma mala sem alça, ou pior, sem alça ou sem rodinhas, nem de definir seu tamanho ou tempo em nossas vidas. Mas de reconhecer a importância que ela nos tem, e o valor que a ela devemos dar.

Cada um de nós tem também a livre iniciativa de nela guardar o que bem entender, porque afinal de contas, esta mala é única e cada um decide o que nela guardar.

Podemos guardar antigas peças de roupas nossas ou não, cartas, fotos, enfim… Um universo de bugigangas que bem entendermos, e é justamente aí que se encontra a importância de cada uma, de cada nossa.

Vou confessar que durante muito tempo, longos, mas longos anos mesmo, minha mala estava sempre entulha da, estufada, porque nela jogava todos os meus dias, bons e ruins. Chegou ao ponto de um dia ao abri-la, caírem aos meus pés tantas tristezas, mágoas, injúrias, traições, maledicências, lágrimas, frustrações, decepções, mentiras, que me senti sufocado e quase destruído. Senti então que guardar tudo aquilo só ocupava espaço e espaço importante demais na minha vida para manter ainda dentro de um espaço tão pequeno como minha mala. Nem seleção eu fiz. Joguei mesmo tudo fora, coloquei em um real saco de lixo, bem preto, e coloquei na beira da calçada para que o tempo o levasse embora.

De volta à minha mala, a limpei, lustrei, e peguei cada momento bom de minha vida e lá guardei. Jamais eu mesmo imaginaria que misturados a todos aqueles momentos ruins, eu tinha guardados tantos sorrisos, beijos abraços, apertos de mãos, palavras de carinho, amor, compreensão, amizade, de todos os tamanhos, cores e formas, como via então.

Saibam que hoje ela pode estar até sem alças e sem rodinhas, mas está tão fácil de carregar debaixo do braço, que me dá prazer abri-la e sentir dela saírem todos meus melhores momentos de vida.

Poxa… Agora sim posso dizer, “esta é a mala da minha vida”!

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No Youtube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos [email protected]

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui