Você sabia que a maior árvore frutífera do mundo está no Brasil?

45

O maior cajueiro do planeta nasceu no Rio Grande do Norte, na praia de Pirangi do Norte, localizada a cerca de 25 km da capital Natal. A árvore foi registrada no “Guiness Book” – o livro dos recordes – em 1994.
Ele cobre uma área de 8,5 mil metros quadrados, o equivalente a 70 cajueiros de tamanho normal e ele ainda poderia crescer mais ainda, se tivesse espaço pra isso. Segundo os especialistas, poderia chegar a até 40 mil metros quadrados.
Na época de safra, a árvore produz, 2,5 toneladas de caju. Algo entre 70 e 80 mil frutas. Os cajus não são vendidos e os turistas que vão visitá-lo podem levar alguns pra casa.
De acordo com os habitantes mais antigos da região, o cajueiro tem cerca de 120 anos e provavelmente foi plantado por Sylvio Pedrosa (ex-prefeito de Natal), na época, proprietário do terreno. Depois, a área foi doada ao governo do Estado.
Esse cajueiro é tão grande porque tem uma anomalia que faz com que os galhos criem raízes ao tocar o chão, tornando-se outros troncos. Mas todos os troncos são ligados e dependem do principal. A raiz do tronco principal mede cerca de 25 metros, as demais têm cerca de dois metros.
O maior cajueiro do Mundo pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Acaxardiáceae.

EBC

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui