Neste fim de semana, 30.240 jovens e adultos farão os ‘Exames Supletivos – 1º Semestre de 2012‘. As avaliações possibilitam aos participantes a oportunidade de obterem o certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio. Os exames serão realizados nos períodos da manhã e tarde, em 84 escolas estaduais e Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) de 54 municípios de todas as regiões do Estado. Pela manhã, as provas serão realizadas das 8h às 12h. Na parte da tarde, os exames começam às 14h e vão até às 17h.
O maior número de inscritos nesse semestre busca a certificação para o ensino médio. São 23.100 candidatos para essa modalidade, enquanto 7.140 buscam a conclusão do ensino fundamental. Apenas em Belo Horizonte e Região Metropolitana são 13.106 candidatos, que farão os exames em 31 escolas, de nove municípios. Em 57 unidades prisionais do Estado, 1.766 inscritos farão as provas.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, orienta aos candidatos a chegarem aos locais das provas com, o mínimo, de trinta minutos de antecedência. “É importante que o candidato chegue com antecedência ao local do exame, porque fatores como o trânsito pode atrasar sua chegada. Além disso, ele deve estar portando documento de identidade de o comprovante definitivo de inscrições que já está disponível no site”.
Os inscritos que ainda não emitiram os comprovantes com os locais de provas, podem obtê-los no endereço: http://www.supletivomg.caedufjf.net/supletivo/. Além do comprovante, os participantes devem portar um documento oficial de identificação que contenha fotografia, data de nascimento, assinatura e filiação, preferencialmente, o mesmo documento utilizado no ato da inscrição. Para a realização da prova, os inscritos devem levar lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.
Aqueles que buscam certificação para o ensino fundamental farão provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação no dia 14 de julho, pela manhã. À tarde, a avaliação será de Ciências. No dia 15 de julho, os candidatos passarão por provas de Matemática pela manhã, e de Geografia e História, à tarde. As provas conterão 30 questões.
Já os candidatos do ensino médio farão, no dia 14 de julho, avaliação de Matemática pela manhã, e à tarde os testes serão de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. As provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física acontecerão pela manhã, no dia 15, e de Química, Física e Biologia, no período da tarde. As avaliações do ensino médio terão 44 questões.
De acordo com o edital, o uso de óculos escuros, bonés, chapéus e/ ou similares ou quaisquer aparelhos eletrônicos como calculadora ou telefone celular não será permitido ao candidato durante a realização das provas. Já o uso de dicionário será permitido para resolver as questões referentes à Língua Estrangeira moderna do ensino fundamental e do ensino médio, mas não será permitido o empréstimo entre os candidatos. Além disso, o candidato só poderá entregar a folha de respostas e sair da sala onde o exame está sendo aplicado, no mínimo, 45 minutos após o início dos testes.
“Os Exames Supletivos são voltados para aqueles jovens e adultos que não tiveram a chance de concluírem os ensinos fundamental ou médio no tempo certo. Eles são importantes porque garantem ao candidato a certificação, o que vai proporcionar a eles a chance de fazer um curso técnico, superior, um concurso, entre outras coisa”, ressalta Raquel Elizabete de Souza Santos.
Gabarito
Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia seguinte à realização do exame pelo site do supletivo. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem um mínimo de 50% dos pontos em cada área de conhecimento. O resultado oficial dos Exames Supletivos será divulgado a partir do dia 24 de agosto, nos sítios eletrônicoswww.educacao.mg.gov.br/supletivo e www.supletivomg.caedufjf.net.