A 2ª fase da guerra (1942-1945)

1

Em maio de 1943, as forças do Eixo se renderam no norte da África: 200 mil italianos foram feitos prisioneiros. No mês seguinte, os Aliados desembarcaram na Sicília.

Diante do quadro político, que já não era mais favorável a Mussolini – incontáveis derrotas das Forças Armadas italianas, falta de apoio popular, presença de inimigos em solo italiano e denúncias de corrupção no Partido Nacional Fascista -, o rei Vítor Emanuel 3º e o Grande Conselho Fascista retiraram seu apoio ao Duce e transferiram o cargo de chefe do governo para o marechal Pietro Badoglio. Mussolini foi preso em 25 de julho de 1943.

Caracterizou-se pela contraofensiva bem sucedida dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, França e outros). Os meses finais: Partindo do norte da África, as tropas aliadas desembarcaram na Ilha da Cecília, em julho de 1943, iniciando a invasão da Itália. Logo em seguida, Mussolini foi deposto e o novo governo italiano, assinou a paz com os aliados em 8 de setembro de 1943. Mas a Itália continuou sendo palco de intensos combates, pois a maior parte do seu território permaneceu sobre o controle dos nazistas.

Manchete do Brasil: “em abril de 1943, 25.000 combatentes da força expedicionária brasileira  (FEB) integraram as tropas aliadas, que esmagariam a resistência nazista na Itália”.

Em 6 de junho de 1944- O Dia D- Os aliados desembarcaram na Normandia (norte da França). Em apenas 75 dias, conseguiram libertar Paris, iniciando, logo depois a marcha sobre a Alemanha. O exército soviético vinha avançando sem cessar desde 1943, através de ataques na frente oriental de batalha foi tomando territórios.

Nessa escalada foi desalojando os nazistas na Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e finalmente a Polônia. E em fevereiro de 1945 já se encontravam a 150 km de Berlim. Hitler tentou uma última cartada, ordenou que se distribuíssem armas aos civis, (mulheres, idosos e crianças) que lutassem até morrer para defendê-lo. Em abril de 1945, ao saber que Berlim estava totalmente ocupada por soviéticos, anglo-americanos, Hitler e sua mulher Eva Braun cometeram suicídio, em 8 de maio de 1945, em Berlim. Existindo um grande mistério ainda sobre os fatos! Fala-se que Hitler vendo que seus exércitos haviam perdido completamente a Guerra suicidou-se tomando uma dose de estricnina. A Alemanha nazista rendeu-se incondicionalmente. No Pacífico, o Japão prolongou um pouco mais com a resistência, usando de todos os meios tentar resistir, também se rendeu incondicionalmente em de setembro de 1945. Era o fim da guerra! Nela morreram 50 milhões de pessoas. Perto de seis milhões eram judeus, que foram exterminados cruelmente nos campos de concentração nazista.

2 COMENTÁRIOS

    • esse texto contém erro de digitação podendo confudi as pessoas e trazer equívocos e prejuizo. ex: o novo governo italiano Mussolini assinou o acordo de paz em 1943 e não em 1053 isso é um erro grave. tem bem que melhorar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui