Centenário de José Guimarães de Oliveira

64

José Duque

 

No dia 25 de agosto de 1915, nascia um líder comunitário a quem homenageamos pelo transcorrer do Centenário de seu Nascimento: o líder comunitário do Distrito do Prata município de Lajinha, José Guimarães de Oliveira – José Duque, como era conhecido por todos, soube legar às gerações vindouras o exemplo de como servir a comunidade, a prática de ajudar seus semelhantes voltado para o bem-estar, sobretudo os mais carentes.

Logo que surgiu os primeiros cursos por correspondência, ele cuidou de fazer alguns cursos técnicos como: Rádio Técnico, técnico relojoeiro e mecânico de máquinas, sempre lutando para o bem-estar da comunidade.

Foi o Sr José Duque que instalou a primeira usina de luz elétrica do povoado do Prata, desviando parte da água da cachoeira para tocar um motor gerador de energia elétrica, foi ele também que instalou as primeiras máquinas de beneficiar grãos: café, milho e arroz, sua preocupação sempre era com sua comunidade.

Teve múltiplas atividades que marcaram sua vida, o feito mais marcante dos últimos 45 anos de sua vida foi o serviço voluntário de Correios e Telégrafos, como a comunidade era muito pequena não existia agência de correios, inicialmente ele foi um escritor de cartas, a comunidade pequena e pobre, poucas pessoas sabiam ler e escrever, e José Duque era um homem muito popular,  chegava a escrever mais de10 cartas por semana e sempre o endereço do remetente era o de sua caixa postal nº 44 que ficou famosa no correio de Lajinha/MG, os anos foram passando e como a comunidade foi crescendo, passou a Sub Distrito, mais tarde a Distrito e o volume das correspondências aumentavam, ao ponto dele ir a Lajinha duas vezes por semana para buscar as correspondência.

Era com alegria que ele fazia esse trabalho, postava as correspondências e retirava de sua caixa postal e ia de casa em casa entregar as correspondências, isso durou até dezembro de 1999 quando ele faleceu com 83 anos.  Com sua morte o volume de cartas acumulou muito, e o prefeito Ilmar inaugurou uma agência de Correio no Distrito do Prata e foram nomeados três funcionários, na agência foi colocado uma placa em sua homenagem, mas com a eleição do Sebastião Moreira em 2004 a placa foi retirada e só retornando em 2013 depois que ele havia deixado o poder.

Vale ressaltar que o prefeito Ilmar Satler, assim que conheceu o sr. José Duque ficou surpreso pelo trabalho voluntário que ele fazia, sem que tivesse nestes anos todos uma ajuda, e pensando assim fez um projeto de Lei destinando um salário mínimo para ajuda de custo pelo trabalho que ele realizava.

José Duque, nunca se candidatou a qualquer cargo político, mas sempre gostou da política e enquanto viveu, era muito procurado para saber qual candidato ele estava apoiando. Ele foi Escrivão de Paz desde 1962 até se aposentar. Imagina o que é ser escrivão em uma comunidade pobre, nos anos 60, 70 e 80, muitas pessoas não tinham dinheiro nem para registrar os filhos, e muitos eram registrados só quando morriam, porque era necessário para fazer a certidão de óbito, e como fazer se as pessoas não tinham dinheiro, ele fazia sem cobrar.

Por Devair G. Oliveira

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui