História das histórias de Ibatiba ES

92

asdPor Devair G. Oliveira

A cidade de Ibatiba é uma das cidades que tem um bom desenvolvimento, com população de mais de 26 mil habitantes está a 165 km de Vitória, porém, a proximidade com a região do Caparaó onde fica o Pico da Bandeira, faz divisa com Minas Gerais e confere a cidade capixaba aquele jeitinho um sotaque típico mineiro, isso faz parte desde a a fundação da cidade pelo grande número de mineiros que correram para a cidade, principalmente de Lajinha! Sem contar a beleza natural e o friozinho das montanhas.

img54c2899aaaf78Inserida no Caminho dos Tropeiros que percorriam as Gerais, a economia da cidade era gerada pelas plantações de café. Hoje, é incrementada pelo agro turismo e pela preservação da cultura tropeira, que se espalha na arquitetura, na gastronomia e nos costumes. Para incentivar a atividade, foi criado o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, que inclui empreendimentos como pousadas, restaurantes e sítios com produção e venda de frutas, geleias, doces, mel, café e até vinho.

Foram aproveitadas as antigas fazendas de café, erguidas entre o final do século 19 e meados do século 20. Nestes espaços funcionam as atividades que podem ser acompanhadas a lida diária como no século passado envolvendo mulas, carros de boi, e ainda a presença dos antigos tropeiros, que contam emocionados suas próprias histórias.

corredeiras_da_usina1318533830_1092Os cenários são perfeitos para apreciar a boa mesa, preparada no fogão à lenha e à base de receitas tradicionais – feijão tropeiro, carne de porco na lata, torresmo, linguiça, couve, angu… O melhor é saber que se pode aproveitar tudo isso sem culpa – a região é repleta de trilhas que levam a cachoeiras e pontos de prática de esportes de aventura como rapel e voo livre. Tudo com vista panorâmica para o Pico da Bandeira.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui