Mais Pessoas que fizeram parte da história de Manhuaçu

163

ALCESTE NOGUEIRA DA GAMA

Nasceu em 29/01/1880 – faleceu em 25/09/1952 (com 72 anos). Foi juiz de

Paz em Manhuaçu, subchefe do Departamento de Saúde do Estado de Minas Gerais. Ajudou muito na épocada febre amarela em Manhuaçu, subindo os morros, levando remédios, dando banhos nos doentes, ajudando aos pobres arriscando a sua própria saúde. Era o pai de Elza, Eli, Zaíra e Cléa Gama. Foi por muitos anos, funcionário da Prefeitura Municipal de Manhuaçu.

ALCINO DE PAULA SALAZAR

NASCEU EM 18/12/1897, no Distrito de São João do Manhuaçu. Iniciou o curso primário no Distrito de São João do Manhuaçu e continuou seu estudo no Colégio Isabela Hendrix e Colégio Benjamim Dias em BH. Fez o Curso Secundário em Juiz de Fora no Instituto Granbery. O Curso de Direito(bacharelado) em Faculdade de Lure e de Direito em BH, tendo colado grau no ano e 1920.

Advogado na Comarca de Manhuaçu de 1920 a 1930. Foi Presidente da Câmara Municipal e posteriormente Prefeito eleito de 1927 a1930. Em seu mandato houve a fundação da Escola Normal Oficial de Manhuaçu ( Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho).

Assim começou a nossa escola… “ Atendendo à solicitação do Dr. Alcino de Paula Salazar, ilustre filho da terra. Presidente e Agente Executivo da Câmara Municipal de Manhuaçu, o então Presidente do Estado de Minas Gerais, Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, transferiu para o município de Manhuaçu, a Escola Normal de 1º grau, antes sediada em Leopoldina! Na data de 21 de abrilde 1928, a Escola foi solenemente instalada no prédio da loja maçônica, situada à Rua Monsenhor Gonzalez, gentilmente cedida por seus membros, sem nenhum ônus para o estado, onde permaneceu por mais de 40 anos. Constituindo em motivo de orgulho para Manhuaçu, e centro de irradiação de Cultura  e Saber.”

DR. ALONSO STARLING

Nasceu em Saúde, hoje Dom Silvério-MG. Foi nomeado desembargador em BH, pelo Governador Benedito Valadares. Faleceu em BH no ano 1953. O povo prestou-lhe uma homenagem, dando o seu nome ao novo Fórum de Manhuaçu e colocando o seu nome numa das melhores ruas da cidade.

DR. AMARAL FRANCO

Nasceu em BH. Era advogado, veio para Manhuaçu exercer o cargo de presidente da Câmara de 1915 a 1917. Sua morte foi por motivos políticos. Sua esposa e filhos residiram ainda, por muitos anos na cidade de Manhuaçu. Deu nome à rua principal de Manhuaçu.

AMÉRICO FERNANDES

Nasceu em Manhuaçu em 1866, foi um grande homem na história da terra. Seu nome completo era Américo Augusto Fernandes Leão. Ocupou os seguintes cargos: Foi o primeiro proprietário do Hotel França, onde morou por 20 anos. Este hotel fica na Rua Amaral Franco Nº 70. Foi presidente da Câmara, cargo este equivalente a Prefeito Municipal na época.

Em novembro de 1936, faleceu com 70 anos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito da historia de Manhuaçu, meus bizavôs são dai e gosataria muito de receber mais sobre eles.
    Bizavô: Custodio Furtado de Mendonça Filho; Fazendeiro de Santana de Manhuaçu

    e

    Bizavô: Jose Alves Gomes Junior, tinha padaria em Manhuaçu

    • Oi Viviane, vi esta página por um acaso e fiquei muito emocionada com saudade da minha infância, do meu pai, Estanislau Furtado de Mendonca (Lalau), filho mais novo dos 16 que vovó Rosa e vovô Custódio tiveram. Você é a Viviane filha da minha prima Alice? Acho que nos vimos há 3 anos atrás, nao é? Um grande abraco, Suely

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui