Falta-te uma coisa, Marcos 10:17–22

112

17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.

20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.

21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Faltate uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

Quando lemos este texto, a conclusão a que chegamos é que nada faltava àquele jovem.

Ele teve família e riquezas. O texto não fala diretamente que ele tinha uma família. Dentre muitos fatores que nos leva a deduzir isso, podemos destacar dois: 1 – Os judeus valorizavam muito a família; 2 – Possuía riquezas. A única maneira de um jovem possuir riquezas é através de herança. “Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades” (V. 22). Teve religião. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade” (V.19 , 20). Teve posição social. “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?”(Lc. 18: 18).

Entretanto Jesus lhe disse: FALTA-TE UMA COISA

“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segueme” (V. 21).

Falta significado para vida

Devemos entender o texto não somente a luz da pergunta do jovem, porque nem sempre as indagações humanas revelam tudo quanto está alojado em seu interior, mas também a luz das palavras de Jesus.

Uma pesquisa feitas nos EUA demonstrou que menos de 1% dos americanos estão interessados em responder a pergunta: “Como é que vou para o céu?” Especialmente os jovens. Eles não estão interessados com a vida eterna. Eles estão preocupados, somente preocupados em saber se existem um significado para vida.

O jovem dessa história estava buscando o significado para vida nas riquezas, e não havia encontrado; e nunca iria encontrar, por isso Jesus o aconselhou a se livrar delas.

A maioria das pessoas que vão a igreja não está em busca da verdade e nem da eternidade, mas sim de significado para a vida e alívio para as suas aflições.

Jesus apresentou a solução e disse: “Segue-me”.

O verdadeiro significado para a vida e o alívio para as

nossas aflições está em uma plena comunhão com Deus através de Cristo.

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôsse em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba” (Jo. 7: 37).

Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo… ”(Sl. 42: 1, 2).

Continua na próxima edição

Pr. Hélio Cordeiro Volotão

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui