Paul McCartney reaverá direitos sobre canções dos Beatles

190

Apaulpós 47 anos lutando para reaver os direitos das músicas feitas com John Lennon, quando formavam os Beatles, Paul McCartney deve conseguir esse feito em breve.

Segundo a revista Billboard, o cantor entrou com o pedido para os direitos autorais em dezembro de 2015 e teve que esperar durante todo esse tempo para reavê-las devido as leis do país em 1976, época em que elas foram produzidas. Na norma desse ano, os autores só podem recuperar os direitos de composição escritas antes de 1978 após 58 anos.

As músicas compostas pelos britânicos só teriam esse tempo esgotado em 2018, no entanto, os compositores têm a abertura de entrar com um pedido para adantar o processo, assim como o ex-Beatle está fazendo.

A ação movida por Paul é para ter o direito sob 32 músicas compostas por ele e por John Lennon entre 1962 e 1964. Apesar disso, essa medida legal cabe apenas para os Estados Unidos e o lucro obtido pelo cantor será apenas a metade do valor, visto que a outra parte pertenceria a John Lennon.

Os direitos legais das músicas de John Lennon pertenciam a Yoko Ono e a viúva vendeu para a Sony em 2009. Dessa forma, aempresa terá o domínio destes até 70 anos após a morte do último coartor, nesse caso, Paul McCartney.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui