Rede Minas estreia série sobre aventuras na floresta amazônica

326

 A Rede Minas começa a exibir nesta quarta-feira (24), às 23h, uma viagem pela floresta amazônica. “Amazônia com Bruce Parry”, série dividida em seis episódios, traz uma jornada de nove meses pelo Rio Amazonas, o maior do mundo, com mais de 6 mil km de extensão.

A viagem começa nos Andes peruanos, onde o gigante nasce como um riacho de água gélida por entre as montanhas. O explorador e ex-oficial da Marinha Britânica Bruce Parry segue em meio à floresta amazônica e conclui sua aventura no movimentado porto de Belém, onde o Amazonas, finalmente, desemboca no oceano atlântico.

Por mais de 10 mil km, seja a pé, de ultra-leve ou simples bote, Bruce Parry parte em busca dos povos que vivem e trabalham na floresta amazônica, santuário da maior biodiversidade do planeta e palco de permanentes guerras ambientais.

Famoso pelas suas imersões radicais no cotidiano de tribos do mundo inteiro no seriado Tribe, Bruce repete sua experiência na Amazônia. Sem concessões, adota costumes, participa de rituais iniciáticos, experimenta agruras e alegrias dos povos que visita.

Além de mergulhar na vida das tribos que encontra pelo caminho, Bruce Parry convive com plantadores de coca, lenhadores e garimpeiros clandestinos, barões do gado e agricultores de soja para entender o impacto destas atividades na vida da floresta. Também encontra ativistas que sacrificam suas vidas para proteger a floresta e cientistas que procuram por novas plantas medicinais.

“Amazônia com Bruce Parry” propõe um retrato contemporâneo da floresta amazônica, do rio, sua paisagem e seus povos, sem cair na armadilha de maniqueísmos fáceis. Com fotografia espetacular, capta a realidade viva, as contradições e ambiguidades dessa região fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta.

A série, uma coprodução da Indus Films/Endeavour Productions para a BBC e o Discovery Channel e inédita no Brasil, é exibida pela Rede Minas em parceria com a TV Brasil.

Primeiro episódio

Bruce Parry começa sua odisseia no Peru, a partir da nascente do rio Amazonas, no alto dos Andes. O explorador é adotado por uma família de fazendeiros com quem aprende a criar lhamas, pescar e sobreviver em condições adversas, a uma altitude de mais de 5 mil metros.

A jornada continua pelas margens do rio em busca da tribo dos Ashaninkas, povo guerreiro que desde a época do Império Inca vive em permanente conflito com os invasores de suas terras. Essa viagem leva Parry até o perigoso Vale de Apurimac, onde se concentra a produção de cocaína do Peru. É uma terra sem lei onde, por migalhas, uma mão de obra embrutecida pelas condições precárias de vida produz toneladas de cocaína por ano.

Seu contato com os índios Ashaninkas revela que a tribo está em guerra constante com o narcotráfico, que destrói suas florestas e seus rios.

 

Agência Minas

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui