Alunos de Governador Valadares comemoram certificado do Poupança Jovem

349

O estudante Júlio Cesar dos Reis, 19 anos, residente em Governador Valadares, concluiu uma etapa importante da sua vida, no último sábado (16). Ele e outros mais de 1.200 alunos receberam os certificados de conclusão das atividades do Programa Poupança Jovem. “No início, não acreditei muito no programa, não pensava que poderia mudar a realidade de muitos alunos. Mas, no decorrer da caminhada, comecei a criar laços e percebi a seriedade daquela equipe que estava acreditando e investindo em nós”, declarou.

Júlio integra o primeiro grupo formado pelo programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em Governador Valadares. Durante a solenidade, o estudante representou os colegas e falou para os atuais beneficiados pelo programa. “Muitos jovens chegam da escola e vão dormir ou passar o dia na internet, mas o Poupança Jovem nos oferece outras possibilidades para ocupar o tempo. Dessa forma, promove o nosso crescimento, nossa autoafirmação e nossa formação humana”, destacou.

O evento foi animado pela Banda Lira 30 de janeiro e teve a participação do coordenador adjunto do Poupança Jovem, José Celso, e de várias autoridades do município, como a prefeita Elisa Costa.

O Poupança Jovem está presente em Governador Valadares desde 2008 e atende, atualmente, quase 10 mil estudantes do município. Em Minas, mais de 65 mil estudantes são beneficiados em oito cidades (Ribeirão das Neves, Ibirité, Sabará, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Juiz de Fora, Montes Claros, Esmeraldas).

Incentivo

Ao longo dos anos de formação do ensino médio, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares, oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional, inclusão digital, entre outras. Aqueles que concluírem regularmente os estudos e as atividades recebem uma bolsa no valor de R$ 3 mil, depositados pelo Governo de Minas. A proposta é estimular a capacidade dos jovens de planejar o futuro, as aspirações pessoais, profissionais, financeiras e criar melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.

Exemplo

Júlio Cesar é um exemplo para os colegas, uma vez que já cursa faculdade de direito. “O programa trabalhou a importância de se ter um objetivo. Levarei isso para sempre”, pontuou. O estudante aproveitou o recurso do governo de Minas para comprar os materiais para o curso. “Agradeço pelo empenho de todos, pois eles acreditaram nos alunos”, concluiu.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui