Avaliação aponta cenário para intervenção pedagógica na escola

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Secretária Ana Lúcia Gazzola participa da solenidade de abertura do ‘Encontro de Avaliação Educacional: Trabalhando os Resultados do Simave’

Mais que perguntas e respostas que testam o conhecimento sobre um determinado assunto, as avaliações educacionais podem oferecer um importante suporte aos professores e especialistas nas escolas. Esse é o objetivo do ‘Encontro de Avaliação Educacional: Trabalhando os Resultados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave)’, que teve inicio terça-feira (22). O evento reúne aproximadamente 600 educadores de todas as regiões do estado no Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Na solenidade de abertura, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, afirmou que encontros como esse, representa uma excelente oportunidade para a troca de experiências. “Essas capacitações contínuas são muito importantes, não só pelos aspectos teóricos e metodológicos, mas pela troca de boas práticas. O grupo constrói uma coesão para garantir uma intervenção qualificada em todo o estado. Temos um modelo bem sucedido no qual iremos continuar investindo”, apontou.

Durante o encontro, os responsáveis pelo Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e pelos exames do Simave assistirão a palestras e participarão de oficinas. Entre os temas que serão abordados durante os quatro dias estão: ‘A influência dos fatores associados na avaliação externa’ e ‘Analisando os Projetos Político – Pedagógicos das escolas estaduais para garantir a sua reestruturação’.

“Temos que reforçar a ideia da avaliação como o caminho a ser traçado na busca por uma aprendizagem de qualidade”, destacou a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Francinei Rodrigues Santiago.

Para a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Fátima Gonçalves de Souza Costa, as discussões do encontro vão qualificar o diálogo entre o educador que visita a escola e o professor. “Com essa discussão sobre as avaliações, nós podemos orientar melhor as escolas no processo de intervenção pedagógica” afirma.

Outro relacionamento que pode melhorar com intervenção pedagocica, é entre o aluno e o professor. “Sabendo utilizar as avaliações para traçar um bom plano pedagógico, o professor consegue dar mais qualidade ao seu tempo de aula e ao seu tempo com o aluno”, analisa a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, Silvânia de Fátima Belmonte.

O ‘Encontro de Avaliação Educacional: Trabalhando os Resultados do Simave’ é um trabalho integrado da Superintendência de Avaliação Educacional com a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental. A capacitação vai até o próximo dia 25 (sexta).

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) é composto pelos exames do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e o Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar (PAAE).

Com essas ações, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza diagnósticos educacionais para identificar as necessidades e as demandas do sistema de ensino, das escolas, dos professores e dos alunos. Com os dados, a SEE desenvolve ações para qualificação de educadores, valorização da escola pública e o fortalecimento da qualidade da educação em Minas Gerais.

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