Cineasta João Batista Andrade vai filmar Vila dos Confins

258
Secretária Eliane Parreiras e o cineasta João Batista de Andrade

Cineasta João Batista Andrade vai filmar Vila dos Confins de Mário Palmério.  Acompanhado da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o cineasta mineiro João Batista Andrade apresentou, nesta terça-feira (5) ao governador Antonio Anastasia o seu mais novo projeto – o filme “Vila dos Confins”, que será inteiramente rodado na região do distrito Desemboque, em Sacramento, no Triângulo Mineiro. A nova produção marca a volta de João Batista de Andrade ao seu estado natal.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destacou a importância da produção que mostra uma parte importante da história mineira e explicou que o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Minas Film Comission. “O filme homenageia Minas Gerais, pois resgata a obra de Palmério”, ressaltou.

O secretário Narcio Rodrigues lembrou que a nova produção “é uma homenagem mais do que justa e um resgate da obra do grande escritor Mário Palmério, que ao lado de Guimarães Rosa, compõe o rol dos escritores que, de certa forma, adotaram o sertão mineiro como personagem”.

O cineasta João Batista Andrade, que saiu nos anos 50 de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, para uma consagrada carreira cinematográfica no Brasil e no exterior, é o responsável pelo premiado filme “O Homem que Virou Suco”. Segundo ele, “o objetivo da produção é resgatar a memória de um romance que foi muito saudado na época com a publicação de várias edições, mas que precisa ser mostrado para as novas gerações”. João Batista explicou também que o filme marca uma volta às origens e revelou que protagonistas principais serão o ator Lima Duarte, que nasceu em Desemboque, e a atriz Letícia Sabatella, mineira de Belo Horizonte.

O cineasta também revela que a história contada pelo livro faz parte de sua formação cultural, afetiva e histórica. “Estudava no Colégio Triângulo em Uberaba em 1956, mesmo ano em que o Mário Palmério estava escrevendo o “Vila dos Confins”. Então eu convivi de perto com este mundo retratado pelo livro. O jogo político da época, as grandes caçadas e pescarias, tudo me é familiar. Por isto estou ligado emocionalmente a este novo projeto”, relembra João Batista.

Vila dos Confins

Vila dos Confins retrata uma das obras mais importantes da literatura brasileira, do escritor mineiro Mário Palmério. Segundo João Batista, o filme é importante não só para Minas, mas para o país, porque resgata a política, a cultura e a história dos anos 50 no interior do Brasil, época em que as articulações fervilhavam nos sertões, e onde os coronéis ainda ditavam as leis.

O filme “Vila dos Confins” está em fase de captação através da Lei do Áudio Visual. Com a apresentação do projeto ao Governo de Minas, João Batista espera sensibilizar as empresas do Estado para uma participação no filme como patrocinadores.

João Batista adiantou ainda que o ator Lima Duarte está disposto a ir até o Desemboque, sua terra natal, para apoiar ações de preservação histórica de sua cidade natal. Como se sabe, o povoado que historicamente exerceu um grande papel – sendo o ponto de partida de bandeirantes e desbravadores para a ocupação e desenvolvimento de todo o Triângulo Mineiro – está em franca decadência. “É preciso fazer algo antes que Desemboque, hoje com poucos habitantes, simplesmente desapareça”, alertou o cineasta.

Desemboque é um lugarejo histórico que guarda ainda a memória da metade do século XX, situado praticamente na mesma região geográfica descrita no livro e que foi o berço da saga da conquista do cerrado brasileiro. Ali será o terreno do Coronel Chico Belo, representado por um dos maiores atores brasileiro, nascido exatamente no Desemboque: Lima Duarte. Nesta proposta, o cineasta João Batista de Andrade terá ainda Letícia Sabatella – para o papel de Maria da Penha. Os dois, Lima e Letícia – entusiastas deste projeto – já aceitaram o convite.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui