Como controlar ansiedade dos estudantes nas provas de vestibular

101

Quando a pressão é muito grande, isso se reverter em um resultado negativo. Época de vestibulares exige controle da ansiedade dos alunos e dos pais. A tensão das famílias com a chegada das provas das universidade pode ser decisiva para um bom ou mau desempenho dos jovens. A maioria dos estudantes se preocupam principalmente com os pais, que na maioria das  vezes tem medo que os filhos falhem no vestibular, que não sejam alguém na vida. Os pais e estudantes precisam entender que se não passarem não será o fim do mundo.

Uma das principais formas de aliviar a tensão nos dias que antecedem o vestibular e também durante a prova é fazer exercícios de respiração profunda.

Para respirar profundamente, o estudante deve fechar os olhos e imaginar que o abdome é um bexiga vazia. Depois, ele deve inspirar até encher o abdome. Quando estiver cheio, deve parar e expirar pela boca até esvaziar o abdome. Fazer essa respiração uma vez pela manhã, outra à tarde e outra à noite todos os dias ajuda a eliminar o excesso de ansiedade.

Outra sugestão é que os estudantes parem de estudar por alguns minutos a cada hora. “Pesquisas mostram que o ser humano não se concentra muito por mais de 60 minutos”. Na hora da prova, vale a pena parar a cada hora por alguns segundos. Em uma das paradas, o jovem deve fazer uma respiração profunda.

As informações são da Rede Globo

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui