Conceito de identidade Nerd / Geek

138
Homenagem ao Dia do Orgulho Nerd

Comendador Fabrício Santos Coluna Resenha Cultural – Comendador Fabrício Santos  

Conceito de identidade Nerd / Geek
Homenagem ao Dia do Orgulho Nerd

No dia 25 de maio comemoramos o “Dia do Orgulho Nerd” também conhecido como “Dia da Toalha”. A representação da cultura e identidade nerd é uma discussão bastante presente neste meio sobre a legitimidade do “ser nerd”, sobre o que é “ser nerd” e o que se passa por “ser nerd”. A recente popularização do termo (e de sua idealização) suscitou um intenso debate acerca do que seria uma “identidade nerd” ideal.

Nasci em 1977, portanto sou da geração de 70 a 80, da geração “ Master System na qual fui adquirindo no decorrer dos anos a identidade Nerd.  Quem nasceu nos anos 1980, por exemplo, costuma dizer que é da “geração Master System” ou “do tempo do Super NES ou Megadrive”.

Na verdade, não possuo todas as características da identidade Nerd, pois as que mais se relacionam comigo são o “Colecionador”, porque adoro colecionar de tudo, como sou desenhista e ilustrador, sou fã e dou destaque ao universo das HQs da Marvel, DC Comics e Mangás. Desde pequeno tinha como Herói o personagem Jedi “Luke Skywalker” do filme da franquia “Star Wars” (Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança), já assisti várias vezes maratonando a sua saga “Skywalker” completa. Gosto de jogos de tabuleiros e principalmente Xadrez. Considero-me um “Gamer moderado” (Tenho meus jogos favoritos e os principais são de lutas e batalhas) mas só jogo de vez em quando por falta de tempo e também não gasto com os produtos. Por fim, me considero inteligente e amante de tecnologia e de tudo que é inovador no ramo. São essas características que observei e que me dão propriedade para dizer que “tenho identidade Nerd”.

Umas maneiras bem simples de vocês descobrirem se possuem algumas características que revelam sua personalidade e identidade Nerd são as seguintes:

-1º Gamer:

A pessoa desmarcar diversos compromissos em família e reuniões de amigos para ficar em casa jogando videogame.

-2º Colecionador:

A verdade é que a maioria dos Nerds e Geeks gostam de colecionar coisas, sejam livros de alguma trilogia, bonecos de algum desenho, série etc.

-3º Vestir Camiseta de super-herói:

Todo Nerd ou Geek gostam de estampar suas preferências de heróis e se você ver um adulto com camiseta de super-heróis já sabe de seus gostos.

-4º Correções:

As pessoas não conseguem deixar de te corrigir quando você está errado.

-5º Fissurado em algum personagem:

Os nerds ou geeks são fissurados em algum herói de filme ou HQ’s, personagem infantil ou alguma trilogia.

-6º Pelos gastos do cartão de crédito:

Quando a pessoas gasta mais dinheiro em games e mangás do que com os gastos do cotidiano social.

-7º Amante de tecnologia:

Comendador Fabrício Santos

É impossível ser Nerd ou Geek e não gostar de tecnologia. São aficcionados e muitos trabalham nessa área.
Chegamos aqui a uma questão curiosa: a subdivisão das categorias entendidas como pertencentes a um quadro nerd mais abrangente. Este é um ponto controverso da discussão. Para muitos, a divisão dos nerds em subgrupos é um esforço desnecessário e, em muitos casos, infrutífero.

Não cabe aqui a validação ou não do uso dessas subclassificações, mas sim o apontamento da maneira como são pensadas e utilizadas. Exploro a seguir algumas das mais recorrentes.

1-Geeks: Se procurarmos um significado mais específico para a expressão, veremos que a palavra “Geek”, em certos casos, é utilizada para retratar os nerds com especial interesse em tendências tecnológicas, computadores e dispositivos eletrônicos em geral. De modo geral, pode-se observar a prevalência de profissionais (ou aspirantes a profissionais, no caso dos mais jovens) ligados às áreas de comunicação, ciência e tecnologia.

2-Gamers: Os Gamers são jogadores dedicados. Diversos tipos de jogos compõem o possível grupo de preferências como: videogames, cardgames, boardgames, RPGs e MMORPGs. A característica fundamental dos gamers não é somente seu gosto pela atividade exercida, mas o grau de interesse no assunto, que muitas vezes extrapola o ato de simplesmente jogar. Grandes campeonatos de games ocorrem e chamam bastante a atenção dos fãs, atraindo espectadores que acompanham os jogos em grandes eventos.

O termo “Nerd” tem circulado há algumas décadas em meio aos mais variados lugares e circunstâncias, e seu significado tem oscilado conforme o contexto de seu emprego. Atualmente tem gradativamente deixado de lado um aspecto necessariamente pejorativo em detrimento a uma conotação mais branda, cada vez menos ligada a processos cognitivos (principalmente em âmbito escolar, acadêmico, científico) ou à capacidade de interação social e cada vez mais ligada à relação com um universo de bens culturais específicos. Essa mudança de concepção do termo, contudo, não é repentina e absoluta. Trata-se de um processo de transformação que articula signos distintos, com barreiras que nem sempre são nítidas.

Assim, é interessante notar que as gerações de nerds vão se subdividindo conforme surgem novas gerações de bens ou produtos (como já salientado no caso dos consoles de videogame). Os próprios RPGs também são questionados nesse quesito. A profusão de MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games) tem, na visão de muitos desses nerds, afastado os jogadores do contato com os sistemas de jogo em mesa. Ao mesmo tempo, os nerds de hoje, fazem alusão de modo valorativo aos esforços empenhados em conseguir material impresso para jogarem em uma época em que as edições de livros de RPG eram raras no país (nessa época, costumava-se fotocopiar os livros – ou as cópias dos livros – e encaderná-las, muitas vezes em inglês).

Existem também fóruns próprios para as discussões nerds. Um dos mais populares desses fóruns é o Reddit. A diferença entre esta modalidade de discussão e os comentários em blogs é que os fóruns são ferramentas próprias para essa dinâmica. Em uma página inicial, dividem-se temas. Dentro das páginas dos temas são criados os tópicos. Assim, enquanto em um blog ou um site de notícias, os comentários são manifestados em torno do assunto tratado pelo editor do conteúdo publicado, nos fóruns são os próprios usuários que geram os tópicos de discussão.

Tem muito a ser explorado e falado neste universo nerd, onde poderei apresentar para o leitor uma nova abordagem com mais exemplos do campo de atuação. No fim das contas, fiz essa matéria para homenagear a todos que tem a “Identidade Nerd” pelo seu dia.

Por Comendador Fabrício Santos – Artista Plástico, Designer, Ilustrador de livros e Professor do Gotland Instituto Cultural de Educação e Artes de Manhuaçu-MG

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui